O curso de Licenciatura em Filosofia da UEAP foi criado em 2008, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional, visando à formação de docentes para atuarem no ensino médio no Estado do Amapá, em especial para atender a demanda decorrente da promulgação da Lei 13.415/2017, que tornou o ensino de Filosofia como parte obrigatória na Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio.
Dizer que a filosofia é o amor à sabedoria é verdadeiro, mas pouco para exprimir o que o filosofar representou e representa para a história humana. Filosofia é o exame crítico das perguntas mais decisivas do ser humano e dos fundamentos de nossas pretensões em respondê-las. Filosofar não é ser conhecedor absoluto e indiscutível de um conjunto de verdades, mas estar em constante disposição a investigar o que é verdadeiro, certo, ético, belo, justo.
Como bem diz Fernando Savater, “[…] a filosofia não é a revelação feita ao ignorante por quem sabe tudo, mas o diálogo entre iguais que se fazem cúmplices em sua mútua submissão à força da razão e não à razão da força.” (SAVATER, Fernando. As perguntas da vida. Trad. Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 2).
Nesse contexto, a Licenciatura em Filosofia visa desenvolver a formação de docentes comprometidos com a difusão das competências próprias do saber filosófico, que sejam capazes de explicitá-las em atividades, planos, projetos e políticas educacionais, que disseminem e integrem o campo do saber filosófico, nas esferas local e regional.
Assim, o curso se propõe ao desenvolvimento de uma práxis educativa em que o profissional licenciado em filosofia adquira uma visão ampla do fazer docente ao relacioná-lo com as tensões históricas em que está inserido, e que domine saberes e competências relacionados às especificidades da sala de aula.