Foto: Floriano Lima
Licenciatura em Letras - Apresentação

A língua, incontestavelmente, é um dos fatores que possibilita a inclusão ou a exclusão dos sujeitos em uma dada sociedade. O uso das línguas proporciona não apenas o compartilhamento de ideias, a socialização do conhecimento e da cultura produzidos, mas também a produção de novos saberes sobre a própria língua, o homem e o mundo. A apropriação de uma língua e do conhecimento produzido sobre ela significa ter acesso a um dos instrumentos que nos torna “mais” ou “menos” cidadãos em uma sociedade letrada.

Fundamentado nessa compreensão sobre as línguas, a oferta do Curso de Graduação em Letras com quatro habilitações diversas possibilitará uma formação baseada no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão que considerem o papel social das línguas maternas e estrangeiras na sociedade contemporânea.

A Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Letras, Língua Portuguesa ou Espanhola ou Francesa ou Inglesa e respectivas Literaturas foi pensada no sentido de manter a diversidade dentro da unidade da Grande Área – Letras.

Todo Curso de Letras, via de regra, é perpassado por subáreas que, em interação, subordinadas e articuladas à Área Mestra, convergem para uma formação continuada que contemple e preconize os diversos saberes, gerais e específicos, que, ao longo do curso, formarão o cabedal de conhecimentos, teóricos e práticos, de que o futuro profissional de Letras disporá para intervir no contexto em que vive ou viverá, profissionalmente ou não.

Nesse sentido, a proposta do Curso não foi pensada, exclusivamente, em formar profissionais limitados, capazes apenas de atuar no meio, reproduzindo conhecimento, mecanicamente, e repassando-o em seu ambiente de trabalho. Mas, principalmente, em formar cidadãos capazes de atuar sobre o meio, como agentes reflexivos, questionadores e, consequentemente, transformadores da realidade social, pautados na ética, valendo-se das diferentes linguagens e saberes acumulados e lapidados no decorrer da graduação.

Ao aliar e intercalar teoria e prática caminha-se no sentido de promover e estimular a discussão crítica do fazer pedagógico e das teorias que lhe dão embasamento. É, justamente, aí que reside o aspecto político do Projeto, uma vez que subjacente a todo planejamento há a adoção de uma determinada postura política.

 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

Última Modificação em : Terça-feira, 14 de Março de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: CEP: 68900-071
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2017. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br