Foto: Floriano Lima
Licenciatura em Pedagogia- Apresentação

O curso de pedagogia nasce do compromisso e da responsabilidade de investir na educação e na produção de conhecimentos associados à realidade local, regional, nacional e global, contribuindo assim com a formação do cidadão, capaz de dar respostas positivas às demandas da sociedade amapaense. Assim, ofertamos o curso nos regimes regular e modular. O regime modular é ofertado por meio da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR) presencial com as adaptações necessárias para o atendimento às demandas do Decreto n. 6.755 de 2009, objeto de convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a UEAP, celebrado desde o ano de 2009.

A implantação do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UEAP reafirma o compromisso da política institucional com a elevação dos patamares educacionais em nível local, além do que, com esta ação, fecha-se o circuito de oferta da educação pública pelo Estado nos dois níveis propostos na legislação vigente: Educação Básica já universalizada no Estado e Ensino Superior, em processo de implantação, que coloca o Amapá em situação de possibilidades de inovação tecnológica e educacional, fortalecendo a formação de profissionais que irão atuar desde a educação infantil ao ensino superior.

Destaca-se que a demanda por sólida formação docente faz com que o Curso de Pedagogia seja um importante elo para a discussão e implantação futura de novos cursos de Licenciatura na UEAP, considerando a concepção de que a formação do professor deve se realizar na universidade, com a garantia da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Por essa razão, o Curso de Pedagogia é uma referência educacional no que concerne à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços e apoio escolar, em cursos de Educação Profissional, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos; e ainda a formação de profissionais de educação para a gestão, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica. Essa formação abrange de forma integrada a docência, a participação na gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino, elaboração, execução e acompanhamento de programas a atividades educativas (CNE, Parecer n. 05/2005).

A organização do Curso tem como base legal o Parecer n. 05/2006, a Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura e também o art. 64 da LDBEN. As novas exigências do mundo do trabalho, aliadas à necessária capacidade de estabelecer relações, sistematizar, generalizar, compreender modelos, estabelecer relações de previsibilidade e contextualizar ações, apresentam-se como condições fundamentais tanto para a continuidade dos estudos quanto para a compreensão das relações sociais que permeiam o sistema educacional. Desse modo, o currículo atende criticamente essas necessidades nos princípios norteadores: trabalho pedagógico como eixo da formação; sólida formação teórica; pesquisa como forma de conhecimento e intervenção na realidade social; trabalho partilhado e coletivo; trabalho interdisciplinar; articulação teoria-prática.

 

Última Modificação em : Quinta-feira, 11 de Agosto de 2016 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
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