Foto: Floriano Lima
Tecnologia em Design - Apresentação

Com a crescente aceleração no processo de desenvolvimento populacional na região norte, a demanda por áreas científicas e tecnológicas cresce, estabelecendo uma cultura de conhecimento em busca do amoldamento no contexto nacional.

Neste processo, aparece o Estado do Amapá como palco das mais diversas manifestações culturais, resultante da miscigenação de tradições religiosas e da diversidade cultural dos índios, europeus e africanos. Outra grande relevância do Estado é o seu potencial natural.

No sentido de fazer uso desse potencial, o curso de Tecnologia em Design emerge como direcionador de uma série de atividades culturais voltadas para o desenvolvimento sustentável e econômico.

Nos últimos anos, o Amapá vem se destacando no mercado brasileiro pela sua produtividade. O Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 aponta o Estado em 15° lugar no ranking nacional, um crescimento acima da média no país. Nesse cenário, o desenvolvimento da exportação emergiu no Estado, possibilitando a geração e a melhoria na economia.

Este comportamento estimula a necessidade de aprimoramento da eficiência em estudos realizados em design, para proporcionar benefícios mais abrangentes para as produções artesanais fabricadas aqui no Amapá, criando novos mercados e produtos, como: móveis, planejamento de interiores, interfaces gráficas e confecções de acessórios de moda. Nesse contexto, pesquisas que priorizem o desenvolvimento de produtos de cunho cultural podem oferecer ao mercado o despertar para exploração dos materiais regionais.

Segundo o Internacional Council of Societies of Industrial Design- ICSID, “O designer de produto é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente. Por propriedades formais não se deve entender apenas características exteriores, mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que fazem de um objeto (ou de um sistema de objetos) uma unidade coerente tanto do ponto de vista do produtor quanto do consumidor. O designer de produtos abrange todos os aspectos do ambiente humano condicionado pela produção industrial”.

No Amapá, os polos moveleiro, oleiro, de confecção, pesca e mineração são responsáveis pela geração de empregos e pela movimentação de parte da economia, no entanto é notória a falta de produções em escala industrial, o que gera a criação de comunidades produtivas instituindo as cooperativas de produtores artesanais. Compreende-se que a falta de conhecimento relacionado a serviços e processos seja alguns dos fatores impeditivos à geração de uma escala industrial de produtos no Estado do Amapá.

Além de aprimorar os produtos gerados destas comunidades, o curso de Tecnologia em Design possibilitará o reconhecimento dos objetos a partir da cultura local, tanto em aspectos materiais como imateriais. Neste contexto, a criação do curso, com ênfase no setor de produtos, vem ao encontro da vocação do Amapá e atenderá a demanda reprimida de profissionais desta área de formação. Esta especificidade profissional é prioritária, porque a inexistência de profissionais especializados leva a uma falta de identidade própria do produto e impede que as peças produzidas no Amapá alcancem mercado mais amplo e tenha maior valor aplicado.

Uma vez implantado na Universidade do Estado do Amapá, o curso de Tecnologia em Design não encontrará somente um ambiente externo propício, mas também um ambiente interno favorável para a sua consolidação.

 

Última Modificação em : Terça-feira, 31 de Janeiro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: CEP: 68900-071
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2017. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br