A Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo visa à formação de professores, por meio de metodologias que possibilitem melhorias nas práxis educativas, que considerem a dinâmica socioambiental e cultural das populações campesinas amazônicas.
O Curso vincula-se ao mundo do trabalho e à formação para a cidadania, pautando-se em um currículo transversal e interdisciplinar na formação de professores, oportunizando reflexões sobre práticas inovadoras, que se baseiem nos quatros princípios da Alternância, que são: formação integral, desenvolvimento e meio ambiente, alternância e associativismo, em que a sustentabilidade do desenvolvimento social e econômico está diretamente relacionada à continuidade do processo de expansão da educação do campo na região amazônica amapaense.
Neste cenário, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo considera a diversidade sociocultural como base em um currículo que está além do currículo oficial, e que as peculiaridades da realidade vivenciada dentro de cada território amapaense estejam incorporadas no processo educativo.
Neste sentido, a Educação do e para o Campo busca a quebra de paradigmas, preconceitos e injustiças, a fim de reverter as desigualdades educacionais, historicamente construídas, respeitando a existência de tempos e modos diferentes de ser, viver e produzir, e admitindo novos paradigmas de organização do processo educativo.
Portanto, esta proposta didático-pedagógica traz consigo a busca de superação das disparidades e lacunas existentes na educação formal, pois desde a estrutura da escola, as metodologias de ensino, o currículo oculto e as demais problemáticas socioeducativas, que aos poucos excluem as populações campesinas, tornam-se fundamentais na formação docente, pois encontram significado no saber-fazer educativo, e consequentemente o processo educativo se torna uma práxis emancipatória na formação dos educandos.