Foto: Floriano Lima
Apresentação

O sucesso profissional hoje não depende apenas da habilidade de se comunicar e de realizar uma tarefa, mas de uma compreensão eficaz das visões e valores daqueles com quem e para quem trabalhamos, bem como de nossa área de atuação. Promover a competência em outras línguas e culturas é uma questão de sobrevivência social e econômica. As tecnologias avançadas reduziram enormemente as barreiras de comunicação no mundo inteiro instaurando não apenas uma necessidade urgente do domínio de uma língua estrangeira como uma demanda por um processo de aprendizagem mais rápido e eficaz.

O ensino de línguas estrangeiras nas escolas da rede pública do estado do Amapá, bem como em diversos centros especializados, já é uma realidade, porém ainda nos defrontamos com uma grande deficiência de cursos que promovam o aperfeiçoamento dos profissionais que hora atuam no mercado. Nesse sentido, é incontestável a necessidade de cursos que aprofundem as discussões teóricas dos processos de ensino/aprendizagem de línguas, ofereçam possibilidades concretas de aperfeiçoamento metodológico e apontem novos caminhos para a prática profissional do professor de língua estrangeira no contexto da realidade das escolas públicas amapaenses, sobretudo incorporando o uso de novas tecnologias em sala de aula.

O contexto competitivo do mercado de trabalho atual exige, além do indispensável conhecimento teórico, que os profissionais busquem, a partir de uma perspectiva pragmática da linguagem, metodologias atuais, estratégias eficazes e técnicas dinâmicas e diferenciadas de ensino, fazendo uso de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos. Nesta perspectiva, considerando ainda a crescente necessidade de aprimoramento exigido pelas instituições de ensino para obtenção de promoção na carreira, é que lançamos o projeto de Especialização em Metodologia de Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras com enfoque em uma visão pragmática, interacional e intercultural de ensino de línguas.   

O Curso inaugura o programa de pós-graduação lato sensu da área de Linguagens da UEAP, e apresenta um desenho curricular norteador que contempla diversas realidades socioculturais face aos desafios que os profissionais do ensino enfrentam em sua práxis, preparando-os para a efetivação de projetos e ações que visem impactar positivamente o atual cenário amapaense. Além disto, a estrutura curricular do curso contempla habilidades relacionadas à formação docente em ensino-aprendizagem de línguas, como: planejamento, avaliação e metodologia, e também aponta caminhos para a consolidação de futuros pesquisadores do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras.

Última Modificação em : Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
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