Foto: Floriano Lima
Engenharia Química - Perfil do Egresso

O futuro engenheiro químico que a UEAP disponibilizará para o mercado de trabalho local, regional e nacional será instruído através de uma sólida formação nas ciências básicas como Matemática, Química, Física e Biologia, fornecendo, então, elementos de construção cognitiva das tecnologias existentes e a capacidade de adaptarem-se às novas que surgem a todo o momento em função do desenvolvimento da ciência e da própria tecnologia com a era do conhecimento.

Outra característica desejada na formação deste profissional é baseada nos referenciais dos cursos de engenharia, onde modelam um profissional generalista plenamente apto e capacitado as mudanças das demandas sociais e tecnologias promovendo o desenvolvimento no setor produtivo, mantendo-se atualizado e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da tecnologia e consequente melhoria da qualidade de vida da sociedade, através do exercício da profissão.

Este perfil esperado, adequado às novas exigências, deverá assegurar que o egresso, no amplo desenvolvimento de suas aptidões profissionais tenha:

a) Capacidade para aplicar os conhecimentos apreendidos de Matemática, Química, Física e Biologia como Ciências e Engenharia;

b) Capacidade para projetar e conduzir atividades em escala piloto, assim como analisar e interpretar resultados;  

c) Capacidade para projetar um sistema, componente, processo ou produto para atender determinados requisitos e a demanda de mercado;  

d) Capacidade para atuar em equipes multidisciplinares nas ciências envolvidas;  

e) Capacidade para identificar, formular e resolver problemas de engenharia, gerindo o aspecto econômico e financeiro, bem como o controle da qualidade dos processos ou produtos criados a partir de pesquisas em particular com os materiais oriundos de origem da biodiversidade;

f) Atuação e compreensão da ética e responsabilidade profissional, social e respeito ao meio ambiente;

g) Capacidade para comunicar-se efetivamente (por escrito, oralmente e graficamente);

h) Uma educação ampla, necessária para atender o impacto das soluções de engenharia no contexto socioambiental e em particular a de sustentabilidade ambiental;

i) Estimular a necessidade no processo de educação continuada e atualização permanente;

j) Capacidade para usar técnicas e ferramentas modernas para o exercício da prática da engenharia nas soluções de problemas. l) Incentivar, inovar e desenvolver e melhorar novos estudos, projetos e produtos com insumos locais, naturais ou não para a comercialização e divulgação dos APL´s. 

Última Modificação em : Sexta-feira, 17 de Março de 2017 por Dinfo - DINFO
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