Denominação do Curso:
Curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia (LCN-HB).
Forma de Ingresso no Curso:
O acadêmico deverá ingressar no curso mediante igualdade de condições, baseado nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM através de processo seletivo oficial da UEAP, aberto a todos os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio, tendo por finalidade avaliar os candidatos quanto aos conhecimentos dos componentes curriculares ligados às Ciências Naturais, classificando-os para o preenchimento de vagas ofertadas. Ou ainda, através do Sistema de Seleção Unificada- SISU-MEC.
O ingresso dos alunos seguirá o descrito no PDI, e aplicado pela IES e poderá ser via vestibulinho, se aprovado pelo colegiado do Curso e homologado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Estas vagas são distribuídas por turnos (matutino e vespertino) conforme a disponibilidade de salas de aula.
Número de vagas oferecidas por processo seletivo
Serão oferecidas 50 vagas anualmente.
Grau
Licenciado.
Turno de Funcionamento:
As vagas serão ofertadas pelos turnos matutino, vespertino e noturno no regime semi-integral, no qual parte da carga horária, como as disciplinas de Prática Pedagógica e Estágios, Atividades Teórico-práticas e Unidades Curriculares de Extensão, ocorrerá no contraturno. A oferta de vagas ocorrerá com alternância de turnos, a qual em um ano ocorrerá no turno matutino e no ano seguinte no turno vespertino, sendo que sempre haverá o funcionamento de, pelo menos, uma turma no período noturno com organização das disciplinas na matriz diferente no período diurno. Contudo, com as mesmas disciplinas e as mesmas cargas horárias conduzindo ao mesmo padrão de qualidade.
Modalidade de Ensino:
Presencial.
Regime de Matrícula:
Semestral.
Título Acadêmico Conferido:
Licenciado em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia.
Período de Integralização:
No mínimo de 10 e no máximo de 15 semestres.
OBS.: O horário do turno contrário será destinado, preferencialmente, para estudos, atividades complementares e atividades de extensão, pesquisa, estágios voluntários e monografia.
Carga Horária do Curso:
O curso possui uma carga horária total de efetivo trabalho acadêmico de 4.800 horas/50 minutos ou 4.000/60 minutos distribuídas em 78 disciplinas, sendo 2.785/50 minutos ou 2.320,8/60 minutos de aulas teóricas e 1.775/50 minutos ou 1.479,2/60 minutos de atividades práticas desenvolvidas ao longo do curso.
Está incluso na carga horária o total 30 horas/50 minutos ou 25 horas/60 minutos de disciplinas optativas e 30 horas/50minutos ou 25 horas/60 minutos uma disciplina eletiva. A disciplina eletiva se caracteriza por ser qualquer disciplina cursada em outros cursos da UEAP ou de outras IES. A carga horária a ser contabilizada será de 30h, mesmo que a disciplina tenha carga horária maior.
Compreendendo 3.600 horas/50 minutos ou de 3.000 horas/60 minutos de atividades formativas, 975 horas/50 minutos ou 812,5 horas/60 minutos de formação pedagógica, 480 horas/50 minutos ou 400 horas/60 minutos de Prática como Componente Curricular, 480 horas/50 minutos ou 400 horas/60 minutos de Estágio Supervisionado, 480 horas/50 minutos ou 400 horas/60 minutos de Unidades Curriculares de Extensão (UCEX) e 240 horas/50 minutos ou 200 horas/60 minutos de atividades teórico-práticas como monitoria, iniciação científica, apresentação de trabalhos em congressos, artigos científicos e seminários iniciação à docência, cursos e atividades de extensão.
O curso apresenta 1455 horas/50 minutos ou 1.212,5 horas/60 minutos de dimensão pedagógica.
Local de Funcionamento do Curso
No Campus Central da UEAP, localizado na Avenida Presidente Vargas, 650 – Centro, na área urbana de Macapá/AP e em outros Campi, conforme a Política de Expansão do Curso e da Universidade.