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Foto: Floriano Lima
Licenciatura em Ciências Naturais - Perfil do Egresso

Pretende-se formar professores para lecionar as disciplinas de Ciências e Biologia na Educação Básica. Neste entendimento, o eixo condutor é o desenvolvimento de competências docentes centradas no paradigma aluno-sujeito (aprendizagens significativas), ou seja, produção, inovação e aplicação de conhecimentos sólidos e abrangentes para a área das Ciências Naturais a partir de:

- Fundamentos gerais da educação (antropo-filosóficos, sócio-históricos, psicológicos, biológicos, sociopolíticos e pedagógicos);

- Fundamentos teórico-práticos das Ciências Naturais que integram a proposta de iniciação científica;

- Conhecimento da realidade regional; compromisso social; respeito à diversidade; à ética; à liberdade; à justiça e à democracia como valores; autonomia intelectual; postura crítica; reflexiva e transformadora.

- Cidadão capacitado para a atividade profissional nos setores do mercado de trabalho para o qual venha a ser selecionado, qualquer que seja o nível em que se situe;

- Profissional dotado de formação ético-política que o qualifique para o exercício de funções públicas ou privadas, convicto do seu papel na preservação dos valores éticos;

- Ser capaz de identificar, formular e propor soluções aos desafios relacionados ao seu campo de conhecimento;

- Projetar, planejar e desenvolver atividades experimentais, avaliando e criticando os dados obtidos;

- Planejar, supervisionar e coordenar sistemas de produção, produtos e serviços nas áreas abrangidas por sua especialidade;

- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

- Exercer as atividades profissionais, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da estrutura ética e comprometida com a melhoria da qualidade de vida;

- Participar e/ou coordenar equipes de trabalho, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica;

- Buscar formação profissional continuada, considerando as inovações tecnológicas e científicas;

- Compreender a significação do desenvolvimento regional e do país e suas relações mundiais;

- Interessar-se pela pesquisa e pelo empreendedorismo;

- Estar capacitado para desempenhar atividades coletivas, fortalecendo o relacionamento interpessoal.

 

O egresso do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, ainda, deverá ter ampla visão:

- O Licenciado em Ciências Naturais é capacitado a atuar na educação básica, prioritariamente no Ensino Fundamental, como educador para a Ciência e para o meio ambiente.

- Ocupa-se com a formação e a disseminação do saber das Ciências Naturais nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal.

- Deve apresentar domínio da Física, da Química e da Biologia, suas aplicações e desenvolvimento científico.

- No processo educativo em suas múltiplas inter-relações com o entorno ambiental;

- No atendimento às diferenças individuais de cada estudante, em todo o processo de desenvolvimento e construção de suas relações com o mundo e com os outros;

- Na atuação como professor-pesquisador na área das Ciências Naturais;

- Na superação de possíveis dificuldades no cotidiano escolar;

- No ser generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;

-Na fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;

- Na consciência da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio-ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;

- No compromisso com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;

- Na consciência de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;

- Estar apto em atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;

- Estar preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

 

Competências

As competências gerais do curso de Ciências Naturais com habilitação em Biologia levam o profissional a compreender o processo histórico da construção do conhecimento, assim como seu significado para a sociedade a partir do entendimento da ciência e da tecnologia como atividades humanas e históricas, associadas a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de formação docente, propõe-se que este profissional estude sólidos conhecimentos e desenvolva as seguintes competências:

- Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;

- Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da biologia, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;

- Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;

- Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;

- Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências naturais e biologia referente a conceitos/princípios/teorias;

- Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

- Utilizar os conhecimentos das ciências naturais para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente.

 

Habilidades:

- Conhecer os fundamentos gerais da educação;

- Entender a indissociabilidade teórico-prática no ensino de Biologia;

- Ser capaz de realizar trabalho docente centrado na modernização do saber e do fazer didático-pedagógico (arte do ensinar e aprender);

- Criar e implementar estratégias didático-pedagógicas inovadoras e adequadas ao ensino das Ciências Naturais e Biologia;

- Valorizar o ensino de Ciências e Biologia e suas aplicações, possibilitando a compreensão dos princípios fundamentais desta área de conhecimento, visando à formação integral dos alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio;

- Abordar o ensino de Ciências e Biologia dentro do contexto da vida em comunidade, contribuindo para a melhoria das condições de vida das pessoas e da própria sociedade;

- Facilitar o acesso das populações locais aos conhecimentos científicos;

- Desenvolver estratégias capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional;

- Comprometer com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas.

Última Modificação em : Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019 por Dinfo - DINFO
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