Pretende-se formar professores para lecionar as disciplinas de Ciências e Biologia na Educação Básica. Neste entendimento, o eixo condutor é o desenvolvimento de competências docentes centradas no paradigma aluno-sujeito (aprendizagens significativas), ou seja, produção, inovação e aplicação de conhecimentos sólidos e abrangentes para a área das Ciências Naturais a partir de:
- Fundamentos gerais da educação (antropo-filosóficos, sócio-históricos, psicológicos, biológicos, sociopolíticos e pedagógicos);
- Fundamentos teórico-práticos das Ciências Naturais que integram a proposta de iniciação científica;
- Conhecimento da realidade regional; compromisso social; respeito à diversidade; à ética; à liberdade; à justiça e à democracia como valores; autonomia intelectual; postura crítica; reflexiva e transformadora.
- Cidadão capacitado para a atividade profissional nos setores do mercado de trabalho para o qual venha a ser selecionado, qualquer que seja o nível em que se situe;
- Profissional dotado de formação ético-política que o qualifique para o exercício de funções públicas ou privadas, convicto do seu papel na preservação dos valores éticos;
- Ser capaz de identificar, formular e propor soluções aos desafios relacionados ao seu campo de conhecimento;
- Projetar, planejar e desenvolver atividades experimentais, avaliando e criticando os dados obtidos;
- Planejar, supervisionar e coordenar sistemas de produção, produtos e serviços nas áreas abrangidas por sua especialidade;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Exercer as atividades profissionais, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da estrutura ética e comprometida com a melhoria da qualidade de vida;
- Participar e/ou coordenar equipes de trabalho, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica;
- Buscar formação profissional continuada, considerando as inovações tecnológicas e científicas;
- Compreender a significação do desenvolvimento regional e do país e suas relações mundiais;
- Interessar-se pela pesquisa e pelo empreendedorismo;
- Estar capacitado para desempenhar atividades coletivas, fortalecendo o relacionamento interpessoal.
O egresso do curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, ainda, deverá ter ampla visão:
- O Licenciado em Ciências Naturais é capacitado a atuar na educação básica, prioritariamente no Ensino Fundamental, como educador para a Ciência e para o meio ambiente.
- Ocupa-se com a formação e a disseminação do saber das Ciências Naturais nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal.
- Deve apresentar domínio da Física, da Química e da Biologia, suas aplicações e desenvolvimento científico.
- No processo educativo em suas múltiplas inter-relações com o entorno ambiental;
- No atendimento às diferenças individuais de cada estudante, em todo o processo de desenvolvimento e construção de suas relações com o mundo e com os outros;
- Na atuação como professor-pesquisador na área das Ciências Naturais;
- Na superação de possíveis dificuldades no cotidiano escolar;
- No ser generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;
-Na fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
- Na consciência da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio-ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
- No compromisso com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
- Na consciência de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
- Estar apto em atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
- Estar preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
Competências
As competências gerais do curso de Ciências Naturais com habilitação em Biologia levam o profissional a compreender o processo histórico da construção do conhecimento, assim como seu significado para a sociedade a partir do entendimento da ciência e da tecnologia como atividades humanas e históricas, associadas a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de formação docente, propõe-se que este profissional estude sólidos conhecimentos e desenvolva as seguintes competências:
- Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
- Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da biologia, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
- Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
- Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
- Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências naturais e biologia referente a conceitos/princípios/teorias;
- Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
- Utilizar os conhecimentos das ciências naturais para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente.
Habilidades:
- Conhecer os fundamentos gerais da educação;
- Entender a indissociabilidade teórico-prática no ensino de Biologia;
- Ser capaz de realizar trabalho docente centrado na modernização do saber e do fazer didático-pedagógico (arte do ensinar e aprender);
- Criar e implementar estratégias didático-pedagógicas inovadoras e adequadas ao ensino das Ciências Naturais e Biologia;
- Valorizar o ensino de Ciências e Biologia e suas aplicações, possibilitando a compreensão dos princípios fundamentais desta área de conhecimento, visando à formação integral dos alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio;
- Abordar o ensino de Ciências e Biologia dentro do contexto da vida em comunidade, contribuindo para a melhoria das condições de vida das pessoas e da própria sociedade;
- Facilitar o acesso das populações locais aos conhecimentos científicos;
- Desenvolver estratégias capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional;
- Comprometer com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas.