Licenciatura em Filosofia - Área de atuação

O destino mais comum do egresso de um curso de Filosofia é a docência. O Licenciado em Filosofia tem um lugar reservado em todos os anos do ensino médio, segundo a Lei 11.684/2008. É imensa a carência em nível nacional e, tanto mais, estadual de profissionais com formação especificamente na área. O professor de Filosofia também pode se ocupar em outras etapas da formação oficial ou extracurricular dos cidadãos, a saber: na Filosofia para crianças, nas séries do ensino fundamental, em cursos livres e palestras sobre os mais diversos temas da Filosofia que despertam o interesse do grande público (Ética, Direitos Humanos, Bioética, Política, Filosofia da Arte, etc.). Ademais, disciplinas de Filosofia são obrigatórias no Ensino Superior em vários cursos universitários, dentre eles, os das Humanidades (Psicologia, Letras, Artes, etc.), Ciências Sociais Aplicadas (Direito, Administração, Economia e outros) e, recentemente, alguns cursos de Tecnologia ou de Ciências Exatas têm incorporado disciplinas de Filosofia.

O curso de Licenciatura em Filosofia da UEAP funda-se na proposta contida nas Diretrizes Curriculares para o curso de formação de licenciados, com vistas sobretudo ao ensino no nível médio. Entretanto, há que se salientar ainda que ao filósofo não cabe exclusivamente essas cadeiras fixas de funções no ambiente tipicamente escolar. Há inúmeras ocupações, não necessariamente profissões nas quais o graduado em Filosofia pode se fazer útil, entre as quais podemos citar: 1. Participação em comitês, câmaras, fóruns, conselhos de ética (de pesquisa com animais ou com seres humanos, nas universidades, nos hospitais e assim por diante); 2. Revisão técnica em editoras e periódicos em Filosofia e em matérias correlatas; 3. Participação em consultorias, assessorias e aconselhamento em debates sobre temas atuais.

Última Modificação em : Terça-feira, 16 de Agosto de 2016 por Assessoria de Comunicação - ASCOM