Licenciatura em Filosofia - Grupos e linhas de Pesquisa

Ética e Filosofia Política Dilnéia Rochana Tavares do Couto

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6039990175306387

Resumo:
O grupo em Ética e Filosofia Política pretende constituir-se como um espaço para discussão dos muitos trabalhos de pesquisa dos alunos e professores da UEAP e instituições parceiras. O trabalho do grupo é formado substancialmente pelo debate tanto sobre as questões basilares daética e da filosofia política quanto de suas várias aplicações e interações com outros campos do saber, a partir das produções dos próprios membros e de textos de referência de autores consagrados. O grupo propõe-se organizar eventos periodicamente sobre suas várias linhas de pesquisa, inclusive, convidando pesquisadores de outros estados. Vários orientandos de graduação já defenderam trabalhos de conclusão de curso como consequência dos estudos realizados dentro das atividades do grupo.

Metafísica e Teoria do Conhecimento

Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7834682693143738

Resumo:
O grupo de pesquisa em Metafísica e Teoria do Conhecimento pretende desenvolver pesquisa sobre esses temas que resultem em produções acadêmicas, tais como publicações de resultados em periódicos e organizações de eventos. A temática das produções acadêmicas se dirige tanto a concepções clássicas da Metafísica, quanto às concepções contemporâneas, bem como aos principais problemas concernentes aos tipos e limites do conhecimento. Mais especificamente, o grupo tem desenvolvido estudos sobre: 1. Conhecimento em Descartes, 2. Conhecimento e Teoria das Formas em Platão, 3. Ontologia e Metafísica.
Última Modificação em : Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM