Licenciatura em Letras - Perfil do Egresso

Em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras que compõem os Pareceres CNE/CES 492/2001 e 1.363/2001, concebemos que o profissional de Letras precisa ser um agente sensível ao papel social da escola, preocupado com o bem comum e, sobretudo, no que concerne ao exercício da cidadania. Deve ser capaz de lidar de forma crítica com as linguagens, sobretudo verbal, nas modalidades oral e escrita, estando atento às variedades linguísticas e culturais, sendo capaz de gerenciar seu desenvolvimento profissional e de resolver problemas em contextos novos, de acordo com as demandas sociais. Necessita ainda ser dotado de conhecimento pedagógico que o habilite a aperfeiçoar sua prática pedagógica e a participar do projeto educativo de qualquer instituição de ensino.

Além disso, no que se refere ao profissional egresso do Curso de Letras - Português da UEAP, este deve estar apto, por um lado, a analisar, descrever e explicar a estrutura e o funcionamento de uma língua; a compreender os fatos da língua; a relacionar diferentes teorias da linguagem com o contexto de uso; a desempenhar seu papel de formador de leitores e intérpretes de gêneros textuais diversos; de produzir e avaliar recursos didáticos de seu campo de atuação, e por outro, a reunir vasto repertório representativo das literaturas de língua portuguesa ou estrangeira, sendo capaz de refletir sobre a literatura à luz de conhecimentos históricos e teóricos; fazer crítica literária relacionando textos literários com outros discursos e contextos, bem como pesquisar e relacionar dados com vistas à produção de conhecimento na área de Línguas e Literaturas.

Nessa mesma linha, o profissional egresso do Curso de Letras- Língua Estrangeira da UEAP deve ter uma visão pluralista e uma atitude crítica da sua área; ser capaz de ler, analisar, criticar textos e expressar-se (na oralidade e na escrita) em diferentes registros da língua estrangeira; entender as relações que a linguagem estabelece com os contextos sociais, culturais e ideológicos; refletir sobre o caráter dinâmico das línguas em seu processo contínuo de mudança e recriação; refletir sobre fatos linguísticos e literários; analisar textos literários, considerando o momento histórico-cultural e as relações de intertextualidade; envolver-se criticamente com o processo educativo; ter postura ética, autonomia intelectual, responsabilidade social, espírito crítico e de liderança; reconhecer a importância da formação continuada; trabalhar com a linguagem como um fenômeno histórico, ideológico e dinâmico; atuar profissionalmente no universo da comunicação e ter como sua atividade principal pesquisar e ensinar uma língua estrangeira.

Última Modificação em : Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM