Os mecanismos de avaliação a serem utilizados deverão permitir uma análise do desempenho acadêmico e institucional, com foco no processo ensino/aprendizagem e no desenvolvimento do Curso.
O processo formal de avaliação no Curso de Licenciatura em Música estará em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEAP e com a fundamentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior. Este processo de avaliação ocorrerá semestralmente, considerando um mínimo de três instrumentos avaliativos, dois parciais e um final, cada uma com valor de 0 a 10,0 (zero a dez pontos)
A média final do aluno em cada disciplina deverá ser obtida através da seguinte fórmula:
Nota final = Média parcial + Média final / 2.
Para obtenção de notas em cada disciplina do Curso, a avaliação poderá ser feita individualmente ou em grupos e distribuída em produção de escrita científica, atividade prática e avaliação analítico-discursiva por meio de provas escritas ou orais. Para aprovação em cada disciplina, o acadêmico deve ter pelo menos 75% de frequência das aulas e média de aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis pontos) nas três avaliações. Caso o acadêmico seja reprovado por nota ou por frequência em disciplinas, o mesmo deverá submeter-se à dependência e, no caso das disciplinas que exigem pré-requisitos, só poderão ser integralizadas após a aprovação da anterior (art. 36 do Regimento Acadêmico).
O aluno poderá cursar até cinco disciplinas em dependência por semestre (art. 35, parágrafo único, do Regimento Acadêmico), contanto que não haja superposição nos horários das disciplinas cursadas.
O acadêmico concluirá o Curso de Licenciatura em Música quando integralizar todas as disciplinas dos eixos curriculares, específicas do Curso, incluindo dependências, Estágio Supervisionado, Atividades Curriculares Complementares (AACC) e a entrega e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com respectiva aprovação perante banca em defesa pública.
Poderão ser utilizados vários instrumentos e metodologias de avaliação a critério do professor, dentre eles: seminários, debates, pesquisas em fontes e material bibliográfico e provas escritas e práticas. O professor terá autonomia para adotar estes métodos ou criar outros conforme a especificidade das disciplinas ministradas. Os Estágios, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso serão avaliados de acordo com as normas específicas estabelecidas pela Universidade do Estado do Amapá.