Licenciatura em Pedagogia- Caracterização Geral do Curso
  • Modalidade: Presencial
  • Regime Acadêmico: Seriado semestral com uma entrada anual.
  • Integralização Curricular mínima 8 semestres.

Modalidades Pedagógicas:

O Curso de Pedagogia apresenta em seu currículo três núcleos: Núcleo de Estudos Básicos, Núcleo de Estudos Específicos e Núcleo de Estudos Integradores, que constituem-se em elementos lógicos orientadores da formação do licenciado, conforme descrição a seguir:

1) O Núcleo de Estudos Básicos tem como fundamento a compreensão do trabalho pedagógico em sua totalidade. Portanto, os fundamentos teórico-práticos para o exercício da docência, da gestão e da organização do trabalho pedagógico são a base de sua constituição. Assim, objetiva capacitar o pedagogo através de uma formação teórico-prática que favoreça a apropriação dos fatos e teorias que servem de base para a construção dos processos educativos em seus diferentes espaços e dimensões. Nesse sentido, esse núcleo constitui-se a partir de uma abordagem tanto do ensino como das visões sociais que o explicam e o informam, analisando suas implicações epistemológicas e a forma como determinam a prática pedagógica e a organização dos espaços e dos tempos escolares, contextualizando os diferentes projetos educacionais para a sociedade brasileira e situando-os para além dos espaços educativos escolares.

2) O Núcleo de Estudos Específicos mantém uma relação com o núcleo básico, representa a compreensão de que o fenômeno educativo traz nas suas configurações uma complexidade de saberes, o que exige particularizá-los sem, contudo, perder de vista as relações que os constituem. Visa à qualificação do pedagogo para os diferentes campos de atuação profissional, que traduzem o âmbito da especificidade da sua formação e atuação profissional. Essa especificidade se define na docência em diferentes níveis de ensino: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, gestão e coordenação do trabalho pedagógico. Particularmente no que se refere à docência, há de se superar a dicotomia entre quem forma e quem ensina, o que exige novas formas de articulação entre universidade, escola normal e ensino fundamental.

3) O Núcleo de Estudos Integradores destina-se ao atendimento de interesses e necessidades individuais dos acadêmicos e constitui-se como integrador e enriquecedor do currículo, versando sobre temáticas emergentes ou de interesse dos mesmos. Deverá proporcionar enriquecimento do currículo, consolidando uma nova identidade profissional do pedagogo, a partir de uma base de formação que contemple um conjunto articulado de conhecimentos mínimos necessários, que o qualifique para atuar nos espaços educativos escolares e não escolares em uma perspectiva de totalidade.

Os núcleos de estudos evidenciados materializam-se mediados por disciplinas, estágios curriculares, seminários de pesquisa, monitoria, participação em eventos na área de educação, participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de atividades que poderão vir a ser regulamentadas ou validadas pelo Colegiado do Curso de Pedagogia.

Carga horária:

Carga horárias: compreende 3.880 (três mil, oitocentos e oitenta) horas distribuídas em 62 disciplinas, sendo 3.000 (três mil) horas de atividades formativas, 420 (quatrocentos e vinte) horas de Prática Pedagógica, 360 (trezentos e sessenta) horas de Estágio Curricular Supervisionado e 100 (cem) horas de Atividades teóricas e práticas.

Carga Horária Total: 3.880h

Carga Horária das Disciplinas Obrigatórias: 3.000h

Carga Horária das Atividades Complementares: 100h

Carga Horária do Estágio Supervisionado Obrigatório: 360h

Carga Horária do Trabalho de Conclusão de Curso: 120h

Turno de funcionamento do curso: diurno e noturno

Obs.: O currículo poderá ser integralizado no período de oito semestres. Entretanto, você não deve se esquecer que algumas das atividades previstas no currículo devem ser desenvolvidas pelo acadêmico no contra-turno, ou seja, pressupõe sua disponibilidade em realizá-las fora do horário previsto das aulas. Podemos citar como exemplo as atividades teórico-práticas, a parte da carga horária destinada aos estágios curriculares obrigatórios e práticas pedagógicas.

Última Modificação em : Segunda-feira, 15 de Agosto de 2016 por Dinfo - DINFO