Foto: Floriano Lima
Licenciatura em Pedagogia- Corpo Docente

 

André Lins de Melo (http://lattes.cnpq.br/3236864772096098)

Doutorando em Educação (UFPA). Professor Assistente no colegiado de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2007), graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Amapá (2008) e Pós-Graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá-META (2011). É Mestre em Desenvolvimento Regional, com objeto de estudo na área de educação, pelo Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (2013). Atuou como professor da educação especial do Governo do Estado do Amapá na área de deficiência auditiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Política e Gestão Educacional, gestão de sistemas de ensino, trabalho e educação, trabalho docente e financiamento da educação básica e superior.

 

Ângela do Céu Ubaiara Brito (http://lattes.cnpq.br/2696181179461504)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo- USP (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amapá, atua no Colegiado de Pedagogia. Presidente da Comissão Própria de Avaliação da Universidade do Estado do Amapá. Coordenadora dos Projetos de Extensão: Formação do Educador da Infância (início em 2015) e Ludicidade e Saúde (desde 2014). Coordenadora da Brinquedoteca da Universidade do Estado do Amapá. Autora do livro Práticas de Mediação e o Brincar na Educação Infantil (ISBN: 978-85-8148-830-1) publicado pela editora Paco/SP em 2015. Tem experiência na área de Pesquisa da Infância e Educação Básica atuando, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização e letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras, formação de professores e políticas públicas para a infância. 

 

Antonia Fladiana Nascimento dos Santos (http://lattes.cnpq.br/8754610469404327)

Especialista na área de Coordenação Pedagógica pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá. Estuda sobre o Currículo para educação superior e básica. Coordenadora do curso de extensão voltado para discutir a temática de avaliação e ludicidade. Pesquisadora do grupo de pesquisa: Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS) da Universidade do Estado do Amapá. Atua como professora orientadora dos alunos do PIBID. Tem experiência na área de ensino fundamental e coordenação pedagógica, currículos e programas, avaliação e formação de professores. 

 

Brigida Ticiane Ferreira da Silva (http://lattes.cnpq.br/2201740919696222)

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - Belém (1996), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Plinio Augusto do Amaral, Amparo - São Paulo (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Ciência da Linguagem pela Universidade de Franche-Comté (França) na área da didática do ensino-aprendizagem das línguas e culturas com enfoque nas representações sociais, objeto de estudo interdisciplinar (psicologia social e sociologia), Pós-Doutorado (2013) pela Universidade de Friburgo (Suíça) na área da sócio-antropologia da imigração, com enfoque nas reconstruções identitárias de imigrantes a partir de histórias de vida.

 

Danielle Dias da Costa (http://lattes.cnpq.br/0432236789229270)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA). Mestre em Desenvolvimento Regional (UNIFAP). Graduada em Pedagogia (UNIFAP) e Bacharela em Letras (IESAP). Professora Adjunta, classe VI, dedicação exclusiva da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), integra o Colegiado de Licenciatura em Pedagogia. Participou da criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UEAP), como Coordenadora de área. Atuou na coordenação de Processos Educacionais PIBID-UEAP (2013-2014). Autora do Livro "PROUNI: Acesso e Permanência na Educação Superior", 2ª edição (2017), publicado pela EdUNIFAP. Vice-diretora da Diretora da Regional 6 da Associação Brasileira de ensino de Biologia - SBenbio (2019-2021). Atualmente, exerce a função de Chefe da Divisão de Apoio ao Ensino, ligada à Pró-reitoria de Graduação (UEAP). Integra como membro o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Cultura e Subjetividade (GEPECS-UFPA), Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão (GEPPEG) e Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Saberes da Amazônia Amapaense (NECIMASSA). Desenvolve estudos nas linhas de pesquisa: didática, formação de professores, currículo, cultura e subjetividade.

 

Elice Martins Nobre (http://lattes.cnpq.br/4613085929615937)

Mestranda em Educação (UNIFAP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2001) e em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (2008). Advogada atuante em Direito Tributário, Administrativo e Penal. Especialista em Psicopedagogia (Faculdade FAMA) e Gestão Escolar (UNIFAP). Atualmente é Professora Efetiva no Curso de Pedagogia da UEAP. Atuou como Supervisora de programas federais no Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Especialista em Educação (Pedagoga) na Secretaria de Estado da Educação, Professora bolsista do Parfor pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Bolsista no Programa PRONATEC. Tem experiência em gestão pública, gestão de processos, Administração de Sistemas Educacionais e Legislação Educacional.

 

Heryka Cruz Nogueira (http://lattes.cnpq.br/0404167277118042)

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP (Conceito 5 - CAPES), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Especialista em Planejamento e Políticas Educacionais pela Universidade Regional do Cariri - URCA - Ceará e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Professora Assistente V, com dedicação exclusiva, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas da Educação Superior - GRUPES/UNINOVE-SP e do Grupo de Trabalho: Universidade e Políticas de Educação Superior (GT do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais - CLACSO). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão - GEPPEG/UEAP. Atualmente, pesquisa sobre a expansão, privatização e mercantilização da educação e sobre as políticas de gestão da educação. É organizadora do livro Educação: Políticas, cultura e transdisciplinaridade, pela editora PACO.

 

Iranir Andrade dos Santos (http://lattes.cnpq.br/8704820707592951)

Mestra em Planejamento e Políticas Públicas (UECE-2019); Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIMETA); Esp. em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (UNIFAP-2013); Esp. em Gestão em Saúde (UNIFAP-2016); Qualificação em Gestores do SUS (ENSPSA/UNIFAP-2011); Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (2007). Socióloga do quadro permanente da Universidade do Estado do Amapá (UEAP); Pesquisadora do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE); Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Gestão (GEPPEG); Coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (NEABI – em construção).

 

Kátia Paulino dos Santos (http://lattes.cnpq.br/9524852108899493)

Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal, revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá  (UNIFAP). Atualmente é Reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) referente ao quadriênio 2018-2022. Professora vinculada ao Colegiado de Pedagogia, atuando nas Disciplinas Educação, Diversidade e Interculturalidade; Sociedade, Trabalho e Educação; Educação e Relações Étnico-Raciais. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão - GEPPEG/UEAP. É professora vinculada ao Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE), onde atua na disciplina Metodologia do Ensino Superior. Tem experiência em planejamento e gestão de Políticas Públicas. 

 

Leslie Jovana Silva Santos (http://lattes.cnpq.br/1736591406307602)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), Complementação de Estudos pela Universidade de Tocantins (2008), Especialização em Educação Especial e em EaD e as Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa. Podendo atuar na Educação Básica, Educação Especial, Educação a Distancia, Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, orientação de estágio, TCC, Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: processo ensino-aprendizagem, gestão educacional, professor, ensino a distância e afetividade.

 

Márcio Moreira Monteiro (http://lattes.cnpq.br/4679667987514269)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNAMA - Universidade da Amazônia (1995); Graduado em Direito pela FAMA - Faculdade de Macapá (2011); Advogado OAB/AP nº 2059; Especialista em Psicopedagogia pela Facinter - Faculdade Internacional de Curitiba; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE - Universidade Estadual do Ceará; Doutor em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM - REAMEC. Atualmente, é professor e Pró-Reitor de Planejamento e Administração da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, tendo ampla experiência em educação, principalmente na formação de professores da Educação Básica ao Ensino Superior, assim como, na elaboração de projetos com eixo em políticas públicas educacionais.

 

Marina Lemes Landeiro (http://lattes.cnpq.br/3023884579392665)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2008). Mestrado em Sociologia (2012) pela mesma instituição em cooperação acadêmica com a Universidade Estadual de Campinas. É docente na Universidade do Estado do Amapá. Tem experiência na área de Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho em serviços, identidade social, cultura do trabalho, interação social, trabalho e subjetividade. Também tem experiência na área da Sociologia da Educação, atuando nos seguintes temas: socialização, trabalho e formação, reprodução social e formação de professores.

 

Pedro Correia de Souza (http://lattes.cnpq.br/2941091069089268) 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2007). Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente. Atuação na área de Educação Ambiental em Reserva Extrativista, Unidade de Conservação e Assentamentos Agroextrativistas. Atuou nas Escolas Famílias do Estado do Amapá como fundador, Gerente do Núcleo de Educação do Campo pela Secretaria de Estado da Educação - SEED - AP, Professor Especialista em Educação da Universidade do Estado do Amapá aprovado em processo seletivo em 2014, na área de Pedagogia em Ambiente não Escolares. Atual coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá do Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR, orientador e avaliador de Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pedagogia e membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE/UEAP.

 

Raimunda Kelly Gomes Silva (http://lattes.cnpq.br/1668096856877502)

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Educação Ambiental. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), no curso de Licenciatura em Pedagogia, no qual vem desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão universitária, como líder do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE), Pró-Reitora de Extensão da UEAP e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Além disso, orienta iniciação científica e mestrado, com estudos voltados às questões socioambientais e educacionais no Estado do Amapá. 

 

Valéria Silva de Morais Novais (http://lattes.cnpq.br/6595236046950756)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Educação e Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional e Gestão (GEPPEG/UEAP). Desenvolve pesquisas sobre políticas de financiamento da educação superior, expansão da educação superior, gestão da educação básica e políticas para educação de jovens e adultos.

 

Vitor Sousa Cunha Nery (http://lattes.cnpq.br/9251181951280163)

Doutorando em Educação na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (UFPA, 2016), Mestre em Educação na modalidade sanduíche (UEPA/PUC-Rio, 2013), Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento (UEPA, 2011), Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA, 2010) e Tecnologia em Gestão Pública (UNAMA, 2009). Atualmente atua como professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP), Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão (NEDHEL). Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Representante docente no Conselho Universitário- CONSU da UEAP. Associado à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e a SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação). Pesquisa os temas: História da Educação na Amazônia, Ensino de História e Educomunicação.

 

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