Licenciatura em Pedagogia- Grupos de Pesquisa

1- LUDICIDADE, INCLUSÃO E SAÚDE- LIS:

Líder(es) do grupo: Ângela do Céu Ubaiara Brito; Anna Valeska Procópio de Moura Mendonça (pesquisadora UNIFAP).

O Grupo de pesquisas "Ludicidade, Inclusão e Saúde - LIS" tem como objetivo geral possibilitar espaços de estudos acerca da pesquisa universitária. Nesse sentido, destacam-se os objetivos específicos: Compreender algumas metodologias qualitativas e quantitativas inerentes ao campo da pesquisa; possibilitar diálogos críticos acerca das linhas de pesquisas; proporcionar estudos significativos acerca das linhas adotadas; aprimorar trabalhos de conclusões de cursos orientados pelos professores das linhas de pesquisas. Dentre as linhas de pesquisa defendidas pelo grupo têm-se: (1) O brincar em diferentes contextos; (2) Humanização no processo saúde/doença/morte; (3) Educação inclusiva a partir da concepção sócio-histórica e construção do conhecimento de crianças com Síndrome de Down; (4) avaliação e formação de professores.

2- GRUPO DE INTEGRAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E EDUCACIONAL - GISAE:

Líder do grupo: Raimunda Kelly Silva Gomes.

O Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE) tem como objetivo promover a relação homem-natureza de forma sustentável, por intermédio do processo educativo com a participação do povo de maneira direta e funcional. Voltando-se para uma práxis de transformação da sociedade em busca de uma sustentabilidade pautada em novos paradigmas. O GISAE atua com as linhas de pesquisa: (1) Educação especial; (2) Currículo e formação docente; (3) Educação, meio ambiente e sociedade; (4) Formação docente e Políticas Públicas.

3- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE - GEPEA:

Líder do grupo: Vitor Sousa Cunha Nery.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense tem como objetivo realizar estudos, atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzindo conhecimentos sobre as realidades da educação escolar e não escolar de populações da Amazônia Amapaense. Atua comprometido ético-politicamente com grupos sociais menos privilegiados, visando à inclusão social. O GEPEA desenvolve suas atividades nas seguintes linhas de pesquisa: (1) EJA, Educação Popular Freireana e Formação de Professores; (2) História, Educação e Diversidade na Amazônia; (3) Educação, Interculturalidade e Representação; (4) Políticas de Expansão, Gestão e Financiamento da Educação na Amazônia.

4- GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO (GEPPEG)

O Grupo visa aprofundar discussões e conhecimento acerca da política educacional brasileira e suas inter-relações com o contexto amazônico e em especial ao Estado do Amapá, buscando analisar temáticas que envolvam a educação básica e educação superior, investigando fenômenos que implicam nesses níveis de ensino. O GEPPEG desenvolve estudos voltados às seguintes linhas de pesquisa: (1) Expansão, privatização e mercantilizacão da educação; (2) Formação de professores e avaliação em políticas educacionais; (3) Gestão pública, diversidade e políticas sociais; (4) História da Educação, financiamento da educação básica; (5) Trabalho docente e Políticas educacionais para a Educação de Jovens e adultos.

Última Modificação em : Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2021. Portal Universidade do Estado do Amapá.