Foto: Floriano Lima
Licenciatura em Química - Objetivos do curso

O curso de Licenciatura em Química destina-se a formar professores para a rede pública e privada de ensino, para atuarem no ensino médio. Pretende ter uma organização curricular de tal forma que possibilite ao futuro professor de Química adquirir as competências e habilidades necessárias para o ensino da Química, interpretando esta como linguagem de criação de modelos que permitem resolver problemas das mais diversas áreas do conhecimento, e como uma ciência com seus métodos de descobrimento e argumentos lógicos para construção de uma estrutura formal articulada.

As atividades acadêmicas devem proporcionar situações para que o licenciando:

- esteja apto para exercer uma ação didática fundamentada em conhecimentos de Química, e para a produção de conhecimento no âmbito científico, em particular na área de ensino, com a geração de métodos e materiais de ensino inovadores.

- possa conhecer os conteúdos específicos relacionados às etapas da educação básica para as quais se preparou, e também aqueles relacionados a uma compreensão mais ampla de questões culturais, sociais, econômicas e da própria docência, levando em conta uma articulação interdisciplinar.

- possa entender o desenvolvimento e aplicar os modelos científicos de diversas ciências, de modo a poder discutir com seus alunos o uso da Química em várias situações;

- possa desenvolver habilidade no uso de programas de computação que amplie em seus alunos a capacidade de aprendizado e de modelagem de problemas;

- seja capaz de realizar a síntese das várias disciplinas da Química, de modo a compreender esta como uma ciência articulada e não como disciplinas estanques entre si. Deve estar apto a mediar esta visão a seus alunos, ajudando-os a compreender e desenvolver os princípios elementares e fundamentais da Química na vida cotidiana, e para estruturar e aprofundar os raciocínios dedutivos com bases na Ciência Química;

- saiba evidenciar e correlacionar as mediações entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos da história da Química para a melhoria das condições de existência dos indivíduos.

- possa contribuir e viabilizar propostas que evidenciem a compreensão dos conhecimentos da Química para jovens e adultos do Ensino Médio.

- tenha condições de possuir conhecimento crítico sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Química, e de como utilizar estes parâmetros em seu trabalho na sala de aula.

- saiba buscar oportunidades de trabalho em sua área de atuação e criar condições favoráveis para o bom desempenho de sua profissão.

- compreendam que as decisões sobre currículos, estratégias de ensino, práticas adotadas em sala de aula, dentre outras, derivam de visões de mundo e posicionamento de caráter político, social e moral que os professores assumem, de modo que o ensino não possa ser considerado atividade neutra.

Última Modificação em : Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br