Foto: Floriano Lima
Perguntas Frequentes

1 - Em quais cidades a UEAP oferece seus cursos de Graduação?

-Nos Municípios de Macapá e Amapá.

Em Macapá, com os seguintes cursos: Tecnologia em Design, Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Música, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Letras (Letras Francês, Letras Inglês, Letras Espanhol), Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Naturais, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, PARFOR.

-No Município do Amapá, temos os cursos de Engenharia Agronômica e Licenciatura em Matemática.

 

2 - Como é realizado o vestibular na UEAP?

A forma de seleção é através das notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio. As notas são multiplicadas pelos pesos (variando de acordo com o curso escolhido). Por fim, é feita a classificação em ordem decrescente de notas, obedecendo também aos critérios de cotas, conforme legislação e normas internas vigentes. Verificar edital próprio da UEAP. 

ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio: é uma prova anual organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas de todo o Brasil. O ENEM é uma oportunidade para o participante avaliar sua formação e verificar onde precisa melhorar. 

 

3- Candidatos oriundos de outras instituições ou portadores de diploma de curso superior podem ingressar nos cursos de graduação da UEAP?  

Sim. Através do Processo Seletivo Especial – PSE/Vestibulinho. O mesmo consiste em uma análise de créditos e disciplinas para avaliar a compatibilidade das matrizes curriculares dos cursos (externo com os da UEAP). Os colegiados são responsáveis pela emissão de parecer indicando se o candidato está apto a ingressar no curso pleiteado. 



4 - Há possibilidade de isenção na taxa de inscrição? 

O Processo Seletivo UEAP discente não paga taxa de inscrição.

 

5 - Posso me inscrever para mais de um curso de graduação na UEAP?

Não há possibilidade de concorrer a mais de um curso simultaneamente.

 

6- Sendo aluno de outra cidade, é possível concorrer a uma vaga para qualquer curso de graduação na UEAP?

Sim. Não há necessidade de residir no mesmo município/cidade. 

 

7- Quando sairá o resultado do processo seletivo para ingressar na UEAP? 

Conforme edital vigente, que geralmente é publicado após o resultado do ENEM, em média 30 dias, mas que nesse momento está sem previsão devido ao período instável de pandemia. 

 

8 - Como realizar minha matrícula?

A matrícula é o vínculo formal do discente com o curso ao qual foi aprovado ou registro formal nas atividades curriculares previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).

A matrícula nos cursos de graduação da UEAP deve ser realizada no site da UEAP, no endereço www.ueap.edu.br, no espaço destinado ao Registro e Controle Acadêmico. O acadêmico deverá acessar o link e preencher o formulário de matrícula do seu curso seguindo as orientações. 

O período de matrícula está condicionado às datas do calendário acadêmico vigente do período que pode ser acessado no link http://www.ueap.edu.br/CALENDARIO_ACADEMICO.pdf.

Para aqueles que foram aprovados em Processo Seletivo e estão fazendo a matrícula pela primeira vez: após o Resultado Final do PS, será publicada na página institucional uma convocatória específica, contendo dia, horário, local e documentos necessários para efetivação da matrícula.   

No ato da matrícula regular, o(a) candidato(a) convocado(a), seu responsável legal (se menor de idade) ou seu procurador legalmente constituído deverá apresentar os seguintes documentos (original e cópia preferencialmente autenticada): 

a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio (na ausência, será aceita a Declaração de Conclusão do Ensino Médio); (OBRIGATÓRIO) 

b) Histórico Escolar do Ensino Médio autenticado pela Escola de origem; 

c) Histórico Escolar do Ensino Fundamental (OBRIGATORIAMENTE para os concorrentes às vagas para afrodescendentes); 

d) 02 fotografias 3x4 recentes, sem data (colocar o nome completo no verso); 

e) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto (OBRIGATÓRIO);

f) Cadastro de Pessoa Física – CPF (OBRIGATÓRIO); 

g) Certidão de quitação com a Justiça Eleitoral (se maior de dezoito anos) – disponível pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br); 

h) Certidão de nascimento; 

i) Certidão de casamento (somente os candidatos que o sobrenome tenha sido alterado); 

j) Certidão de nascimento emitida pela FUNAI ou Declaração do Cacique da Aldeia constando expressamente sua condição de indígena ou descendente (OBRIGATORIAMENTE para os concorrentes às vagas de indígenas); 

k) Comprovante de quitação com o Serviço Militar, quando do sexo masculino e maior de 18 anos; 

l) Comprovante de residência atual (conta de água, luz ou telefone fixo), emitida até no máximo 60 dias; 

m) Laudo médico, emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência. (OBRIGATORIAMENTE para os concorrentes às vagas de pessoas com deficiência); 

n) Comprovante de endereço, com declaração de órgão responsável (Conselho Nacional de Populações Tradicionais e Extrativistas - CNS) ou Declaração emitida por associações comunitárias, por meio de seus protocolos comunitários, que comprove que o candidato reside em comunidades tradicionais e extrativistas do Estado do Amapá (para os concorrentes às vagas reservadas às comunidades tradicionais ou extrativistas); 

o) Registro civil, em consonância com o que estabeleceu a decisão do Supremo Tribunal Federal, na Ação Direta de Inconstitucionalidade de nº 4275, ou Documento de Autodeclaração ratificado pelo Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (para os concorrentes às vagas de transgêneros e transexuais); 

p) Passaporte com visto consular e carteira de identidade para estrangeiro temporário expedida pelo Departamento de Polícia Federal, no caso do candidato estrangeiro; 

q) Declaração do órgão competente, em caso de extravio de algum dos documentos solicitados. 

Na impossibilidade de apresentar os documentos listados nas alíneas "a" e "b", será aceita DECLARAÇÃO da escola onde o aluno concluiu o Ensino Médio, com referência expressa de que ele concluiu o nível sem nenhuma dependência e o prazo com que a escola se compromete a expedir a documentação necessária para comprovação de conclusão do ensino médio. Obs.: Atenção para o edital.

 

9 - Quando começa o ano letivo na UEAP?

O período letivo de aulas na UEAP é determinado pelo calendário acadêmico e pode ser acessado no link http://www.ueap.edu.br/CALENDARIO_ACADEMICO.pdf.

Esse ano de 2021, iniciará em abril/2021, mas varia conforme situação atual em decorrência da pandemia.  

 

10 - Como faço para trancar minha matrícula?

O trancamento de matrícula é a suspensão total ou parcial das atividades curriculares e só poderá ser solicitado após finalização do primeiro semestre do curso do ano letivo vigente, em prazo determinado no Calendário Acadêmico. A não confirmação da matrícula nos prazos estabelecidos pela Divisão de Registro e Controle Acadêmico, em cronograma pré-definido no Calendário Acadêmico, implicará trancamento automático da mesma. 

O trancamento total será concedido no limite máximo de 04 (quatro) semestres letivos alternados. A solicitação de trancamento total por dois semestres letivos consecutivos poderá ser realizada mediante requerimento com justificativa dirigida à Divisão de Registro e Controle Acadêmico, a qual poderá deferir ou indeferir a solicitação. 

O trancamento parcial poderá ser realizado até 02 (duas) vezes por disciplina, e em número nunca superior a 50% do total de disciplinas ofertadas no semestre do curso, dentro dos prazos previstos pelo Calendário Acadêmico, através de requerimento devidamente justificado e protocolado na DRCA. 

 

11- Eu posso perder minha vaga na UEAP?

Sim. Caso se enquadre em uma das situações abaixo: 

Quando o discente não renovar a matrícula ou o trancamento, nos prazos determinados no Calendário Acadêmico, duas vezes consecutivas, ou ainda, quando o discente ultrapassar em todas as disciplinas 25% de faltas, de acordo com a Lei 9394/96, salvo nos casos de afastamentos por motivo de doenças, devidamente comprovados por laudos médicos. 

 

12 - Como faço para entrar em contato com a UEAP? 

Através dos e-mails institucionais que podem ser encontrados na página da Instituição na sessão "Quem é quem".

 

13 - Quais cursos de especialização a UEAP possui?

Metodologia de Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras

Especialização em Gestão Pública

Especialização em Gestão Escolar

- Especialização em Ciências Naturais

 

Ainda está com dúvidas? 

Clique aqui  e entre em contato com o setor responsável.

Última Modificação em : Quarta-feira, 07 de Abril de 2021 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2021. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br