A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Integrantes do PIBID revitalizam laboratório em escola de Santana

Na última sexta feira, 31, em Santana, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) realizou a reinauguração do laboratório de Ciências Naturais da Escola Estadual Izanete Victor dos Santos.

Bolsistas acadêmicos de Química, a professora supervisora Maria Patrícia de Souza e Souza, a equipe diretiva que tem como gestora a Profa. Josiane Cardoso da Rocha, que foi representada pelo professor Paulo Santiago Pinto, a professora de Biologia Profª. Esp. Thailize Santiago de Souza e os Coordenadores de área Prof. Ms. Ramon de Oliveira Santana e o Prof. Dr. Tiago Marcolino Souza celebraram uma grande conquista, pois há anos o espaço onde agora funciona o laboratória era utilizado como depósito, inviabilizando a experimentação nas aulas de Ciências.

“O laboratório da escola era rico de reagentes e vidrarias que não eram utilizados", observou Laiana Cassia, acadêmica do 8º semestre do curso de Licenciatura em Química. A estudante afirma que a proatividade da ação serviu para mostrar o grau de comprometimento que um professor deve ter com a educação, "não podemos ficar esperando as coisas acontecerem do nada, precisamos vestir a camisa da escola. Agora nos resta colher os frutos e mostrar aos alunos o quanto é fascinante o estudo da ciência Química”, enfatiza.

PROJETOS EM ANDAMENTO - Na escola estadual Izanete Victor, o PIBID mantém dois projetos em curso: o "PET- Conhecendo para Reutilizar" e "A Utilização da Celulose para o Ensino de Química na Perspectiva CTSA". O primeiro surgiu na perspectiva de dar um destino para as garrafas PETs descartadas em Santana, visto que a lixeira que fica localizada na cidade é o destino final desse material. Já o segundo surgiu ancorado na realidade de termos uma fábrica na cidade que processa matéria prima para a produção de celulose.

Com o andamento das ações, os pesquisadores observaram que seria necessário um espaço para a confecção e guarida dos materiais. Com isso, surgiu a ideia de revitalizar o Laboratório de Ciências Naturais da escola, o qual estava sendo usado como depósito.

A filosofia do PIBID/QUÍMICA/UEAP visa utilizar a estrutura da escola, adequando-a às atividades combinadas, discutidas e aprovadas, considerando a realidade local e, assim, proporcionar ao docente em formação participar da organização de diversas atividades e aos professores da escola refletir sobre suas práticas.

O PIBID/QUÍMICA/UEAP funciona em Macapá e em Santana. Na capital amapaense, conta com a parceria das seguintes escolas:  ESCOLA ESTADUAL JESUS DE NAZARÉ (Supervisão do Prof. DANIEL DE SÁ CAVALCANTE), ESCOLA ESTADUAL COLEGIO AMAPAENSE (Supervisão da Profa. HINA DA SILVA FURTADO), ESCOLA ESTADUAL LUCIMAR AMORAS DEL CASTILLO (Supervisão do Prof. FILIPE DOS ANJOS QUEIROZ).

Publicado em: Segunda-feira, 03 de Abril de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM