Foto: Floriano Lima
Doutores da UEAP avançam na criação de plataforma digital para acompanhamento e previsão da COVID-19 no Amapá.
UEAP no combate ao novo coronavírus.

Doutores da UEAP avançam na criação de plataforma digital para acompanhamento e previsão da COVID-19 no Amapá.

 

O trabalho acontece na UEAP e é desenvolvido pelo pesquisador Dalton Garcia Borges de Souza, sob coordenação geral e supervisão do Prof. Francisco Tarcísio Alves Júnior, da UEAP, contando ainda com a supervisão do Prof. Nei Yoshihiro Soma, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Os pesquisadores desenvolvem plataforma digital, composta por dois softwares, para acompanhamento dos casos de COVID-19 no Estado e previsão de casos futuros, fazendo o uso da Inteligência Artificial. A plataforma se baseia em dados públicos da COVID-19, disponibilizados em um repositório que é alimentado pelas secretarias de saúde correspondentes.

De acordo com o prof. Francisco Tarcísio, “esse esforço do estado do Amapá, através da UEAP, para construção de uma força-tarefa de enfrentamento ao COVID-19, foi um dos primeiros do Brasil”.

 Os pesquisadores: Dalton, Francisco e Nei.

 

O primeiro software divulga séries históricas da COVID-19 no Estado e em cada umas das cidades amapaenses. Índices socioeconômicos, hospitalares e de progressão da COVID no estado também estão presentes.

Software 1: visualização de indicadores

 

Já o segundo software é voltado para projeção de casos futuros de COVID-19 no Estado. Essa plataforma possibilita aos tomadores de decisão e comunidade técnico-científica analisar (investigar) como a doença se comportará no futuro, de acordo com vários modelos reconhecidos da Ciência.

 Software 2: Análise das previsões geradas

 

Para Dalton, “ainda que a plataforma tenha sido desenvolvida para o caso da COVID-19 no Amapá, ela foi projetada para receber dados de outras doenças e outros estados, o que a torna adaptável para futuros e diferentes cenários epidemiológicos”. Com o propósito da plataforma em ser difundida também para outros países, o módulo de previsão foi desenvolvido em língua inglesa. Dalton, ainda, destaca que o trabalho não seria viável sem a bolsa de pós-doutorado ofertada pela UEAP, principalmente considerando a grave falta de recursos para a academia pela qual o país passa. Para o pesquisador, o acolhimento dos grupos de pesquisa do ITA e do programa de pós-graduação PROFNIT-UNIFAP foi fundamental. 

Segundo o Prof. Nei, “a interação técnico-científica entre as instituições de ensino é indispensável para o avanço do entendimento desse grave problema pela qual o mundo inteiro passa”. Ainda segundo o pesquisador, “essa cobertura geográfica obtida pela projeto mostra o quão relevante é o trabalho em equipe”. 

As plataformas, ainda em períodos de integração, já se encontram em domínio público e podem ser acessadas em: http://www.covid19amapa.com/ e http://www.previsor.covid19amapa.com/. Já o artigo científico que detalha os modelos por trás dos softwares por ser encontrado em: https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.10.09.332908v1. 

 

Publicado em: Terça-feira, 27 de Outubro de 2020 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2020. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br