A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Pesquisadores se reúnem na UEAP para lançamento de obra sobre a educação na Amazônia

Pesquisadores da área de Pedagogia, Música e estudantes se reuniram no hall da UEAP, na última quarta-feira (12), para prestigiarem o lançamento de uma coletânea de estudos sobre o tema “Educação e Diversidade na Amazônia”. O livro é fruto da construção coletiva dos grupos de pesquisas da área da Educação, entre eles: Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense-GEPEA, Ludicidade, Inclusão e Saúde-LIS e Grupo de Integração Socioambiental e Educacional-GISAE.

Os professores Me. Alder Dias (UNIFAP) e Dra. Ângela Ubaiara (UEAP) são os organizadores da obra, que congregou pesquisadores de diversas regiões do Brasil, além de uma pesquisa argentina sobre a Amazônia. "Foram 28 pedagogos, envolvendo 12 instituições, espalhadas por quatro Estados: Pará, Amapá, Amazonas e Tocantins, além da Argentina, com o texto da doutora Elbia Difabio", detalhou Alder Dias.

O livro consiste em uma coletânea de textos que tem como objetivo socializar práticas, reflexões e pesquisas sobre educação e diversidade no contexto da Amazônia brasileira. Trata de maneira interdisciplinar campos do conhecimento em educação, tais como: Formação de professores, relações étnico raciais, história da educação, educação do campo, educação de jovens, adultos e idosos, educação matemática, educação ambiental, educação inclusiva. "Busquei trazer uma reflexão sobre a formação de professores realizadas nas escolas públicas estaduais", revelou Ângela Ubaiara.

Além da professora Ubaiara, outros pedagogos da UEAP tiveram suas pesquisas também publicadas na obra: Profa. Esp. Antônia Fladiana Nascimento, Profa. Esp. Leslie Jovana da Silva Santos, Prof. Esp. Pedro Correia de Souza, Dra. Raimunda Kely Silva Gomes e prof. Me. Vitor Sousa Cunha Nery.

O livro teve Prefácio da Profa. Dra. Ivanilde Apoluceno Oliveira (UEPA) e contemplou autores de diversas instituições da região norte: UEAP, UNIFAP, IFAP, UFPA e UEA. Além de uma participação internacional da profa. Dra.Elbia Haidée Difabio, da Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina.

A obra está disponível para compra no site da Editora CRV, no endereço https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/32161-educacao-e-diversidade-na-amazoniabr-praticas-reflexoes-e-pesquisas

Publicado em: Segunda-feira, 17 de Abril de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM