Ueap assina termo de execução e realizará concurso do Corpo de Bombeiros
Instituição planeja a realização de outros concursos futuramente.

Na tarde desta terça feira, 5, aconteceu a assinatura do Termo de Execução Descentralizada, que permite a cooperação entre as duas instituições.

O comandante geral do CBM, coronel Wagner Coelho, e a reitora da Ueap, Kátia Paulino, assinaram o termo, que prevê a organização do processo seletivo com 132 vagas para sargento, com a estimativa de 467 candidatos divididos entre cabos e soldados.

O edital foi produzido por profissionais do corpo de bombeiros e está em análise técnica pela Ueap, com a publicação prevista para a próxima semana. É importante ressaltar que a legislação do CBM/AP garante que um efetivo de 40% seja promovido por antiguidade.

“Estamos valorizando nossos militares, principalmente os que estão na ponta de linha que são os cabos e soldados do quadro combatente, a partir do momento que a corporação, juntamente com a cooperação que estamos fazendo com a universidade, iremos proporcionar para o bombeiro militar uma seleção intelectual de forma democrática”, destacou o coronel Wagner Coelho.

A prova será elaborada pela Universidade do Estado do Amapá que irá lançar um edital complementar, com o objetivo de captar professores da Ueap para desenvolver as questões de conhecimentos gerais e profissionais da própria corporação, especializados em matérias como primeiros socorros, salvamento e combate a incêndio, que integram os conhecimentos específicos.

A última seleção interna realizada pelo Corpo de Bombeiros, também em parceria com a Ueap, aconteceu em 2018, contemplando 150 vagas para a patente de cabo. Segundo a reitora Kátia Paulino, há grandes expectativas para o atual processo seletivo.

“É uma iniciativa muito esperada pela corporação, estamos desde 2018 sem a realização desse processo interno. São dois anos e, por isso, a expectativa é grande”.

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, o pleito observará todas as medidas de prevenção, como por exemplo, o distanciamento. Entretanto, militares que estiverem positivados para a covid-19 e assintomáticos não serão impedidos de participar do processo seletivo e, para esse público especificamente, a organização do certame criará condições especiais para a aplicação do concurso.

UEAP EM CONCURSOS - Ainda na segunda-feira, 04, o Conselho Superior Universitário da UEAP decidiu sobre a remuneração por cargo ou encargo do corpo profissional que trabalhará nesta seleção e em outros certames futuros. O servidores da Universidade poderão atuar na elaboração das diversas fases de um concurso, desde o treinamento de fiscais até em bancas examinadoras. O intuito é estabelecer a Ueap como instituição local de referência para a aplicação de concursos.

Texto: Anália Barreto (Ascom/GEA) com contribuição Diego Diniz (Ascom/Ueap)

Imagens: Diego Diniz

Publicado em: Terça-feira, 05 de Janeiro de 2021 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2021. Portal Universidade do Estado do Amapá.