Foto: Floriano Lima
Ueap financia projetos para fortalecimento de grupos de pesquisa institucionais.
É a primeira vez que a Universidade financia projetos de pesquisa institucionais.

Ueap financia projetos para fortalecimento de grupos de pesquisa institucionais

 

O edital PROGRUPOS tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação propostos por grupos de pesquisa da UEAP, visando estimular a integração e o fortalecimento dos grupos de pesquisa da instituição, proporcionando fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação, com pesquisas em áreas do conhecimento e atividades em temas de interesse do estado do Amapá.

Através do processo seletivo, com avaliação ad hoc, foram aprovados cinco projetos de pesquisa, com atuação em áreas do conhecimento, a saber: Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharias e Linguística, Letras, Arte e Educação.

O Professor Dr. Francisco Tarcísio Alves Junior, colegiado de Produção, realizará a simulação da produção, controle estatístico da qualidade e aproveitamento de resíduos do processamento da madeira na Amazônia brasileira.

O professor Dr. Robson Lima, colegiado de Engenharia Florestal, aprovou o projeto para monitoramento Integrado das Árvores Gigantes na Amazônia.

Zenaide Palheta Miranda, vinculada ao colegiado de Engenharia Ambiental, irá desenvolver o projeto intitulado “Biodiversidade dos Manguezais em Unidades de Conservação da região costeira do Estado do Amapá: Caracterização da estrutura da vegetação e estrutura populacional de caranguejos como subsídio ao monitoramento e gestão de áreas protegidas”.

Na grande área da educação, a Professora Dra. Ângela do Céu Ubaiara Brito, pertencente ao colegiado de Pedagogia, executará projeto para valorização dos saberes tradicionais de agricultores familiares, como subsídio para a sustentabilidade na escola família agrícola do Pacuí.

A Professora Dra. Marcela Nunes Videira coordenará o projeto para realizar o diagnóstico parasitológico, bioquímico e hematológico de peixes da APA do Rio Curiaú e da APA da Fazendinha, Macapá, Amapá.

Todos os projetos têm parcerias com grupos de pesquisa de outras instituições, tais como IEPA, EMBRAPA, UFRA, UNIFAP, UFPA e UFPI. “Essa foi uma importante iniciativa, pois irá integrar os pesquisadores da UEAP com grupos de pesquisa dessas instituições, fortalecendo a pesquisa desenvolvida na nossa Universidade e estimulando a cooperação entre os pesquisadores do Amapá e do Brasil.” Afirma a Professora Dra. Maria Danielle Hoshino, chefe da Divisão de Pesquisa.

“Este foi o primeiro edital a realizar desembolso de recursos para financiamento de projetos de pesquisa, e reforçamos que são recursos próprios da UEAP. Um marco histórico, pois a UEAP figura como um potencial financiador de pesquisas científicas para o desenvolvimento do Estado do Amapá. Mais um passo do planejamento estratégico da PROPESP para fortalecer a pesquisa e a pós-graduação da IES.” Comentou o Professor Dr. Gabriel Araujo da Silva, Pró-Reitor de pesquisa e pós-graduação.

Financiamento em pesquisa, agora você vê na UEAP.

Acesse o edital 003/2021: http://processoseletivo.ueap.edu.br/?p=detalhes&cod=301

Publicado em: Quinta-feira, 12 de Agosto de 2021 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2021. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br