Foto: Floriano Lima
Pesquisadores encontram a maior árvore do Amapá.
A árvore também foi registrada cientificamente como a segunda maior da Amazônia.

 

Pesquisadores encontram a maior árvore do Amapá

A árvore é angelim-vermelho com 85,44 metros de altura, 9,45 metros de circunferência e 3 metros de diâmetro, encontrada na região do Rio Cupixi, nos limites da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru. Foi descoberta com a ajuda do satélite e do sistema LIDAR (Light Detection and Ranging), que é uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida, de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito de um determinado objeto distante. A expedição foi realizada em setembro deste ano e iniciou em Porto Grande, município a 102 quilômetros de Macapá. O grupo de pesquisadores percorreu três dias na mata até chegar à gigante do Amapá, que também foi registrada cientificamente como a segunda maior árvore da Amazônia. 

“Nossa expedição confirma as descobertas do professor Eric Gorgens sobre a ocorrência dessas grandes árvores na Amazônia, e fomos premiados, após um intenso e cansativo trabalho de campo, com essa que é a segunda maior árvore da Amazônia até o momento”, comentou o professor doutor Robson Borges, da Universidade do Estado do Amapá. 

A pesquisa sobre árvores gigantes no Amapá começou em 2019 e envolve diversas universidades brasileiras e parceiros que atuam juntos no mapeamento das espécies. O trabalho tem como objetivo potencializar a capacidade turística das unidades de conservação e das regiões de incidência dessas árvores no Amapá. No mesmo ano, foi descoberta a árvore mais alta da Amazônia, que também é uma angelim-vermelho. Os pesquisadores querem entender como ocorre esse crescimento acima da média e por que há predominância de árvores de grande porte na espécie angelim-vermelho nessa região.

 

 

Publicado em: Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2021. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br