Foto: Floriano Lima
Pesquisadores da UEAP integram programação do Junho Verde (inscrições abertas)

Estão abertas as inscrições para os cidadãos que desejam participar dos eventos da programação “Junho Verde”, que inclui workshops, simpósios, palestras, congressos e outras atividades com intuito de divulgar, sensibilizar e, principalmente, contribuir para a melhoria do meio ambiente por meio da discussão, planejamento e integração das áreas de pesquisa, fiscalização e gestão ambiental no Estado.

O evento é promovido pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e acontece no período de 5 a 29 de junho em Macapá. As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico www.sema.ap.gov.br.  

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), durante a programação serão lançados o Plano Estadual de Pesquisas nas Unidades de Conservação Estaduais; o Plano Estadual de Comunicação das Unidades de Conservação Estaduais; o Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru; o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amapá.

As atividades contarão com a participação de professores e pesquisadores locais, nacionais e internacionais. O público-alvo são profissionais dos órgãos da administração direta e indireta, acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal e Ambiental, Administração, Direito e sociedade civil, todos certificados ao fim de cada evento.

Os assuntos debatidos são relacionados a recursos hídricos, gestão ambiental de resíduos sólidos, saneamento, legislação ambiental estadual, guarda-parque e políticas públicas para o meio ambiente.

O interessado em participar da programação precisa se inscrever nos eventos de forma individual. Cada evento terá uma inscrição diferente, pois todos os participantes receberão certificados com as especificações das atividades assistidas.

O Julho Verde foi instituído por meio do Decreto nº 2.047, de autoria do governador Waldez Góes, e celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

 

Parceiros

Para  realizar as atividades do “Junho Verde”, a Sema conta com a parceria da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Instituto de Proteção da Amazônia (Ipam) e Museu Paraense Emílo Goeldi.

O professor Dr. Perseu da Silva Aparício, reitor da Universidade do Estado, contribuirá na agenda de eventos do Junho Verde com a palestra " Uso e conservação da sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do Estado do Amapá e sua relação com a academia", no dia 7, durante o Congresso de Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação.

Dr. Débora Arraes, coordenadora do curso de Ciências Naturais do PARFOR/Ueap, apresentará a palestra "Educação Ambiental na APA da Fazendinha", na tarde do dia 21, dia dedicado ao simpósio dos guarda-parque da Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha.

 

Confira a programação:

Data: 05 a 07/06

I Congresso de Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do Amapá

Data: 08 e 09/06

IX Seminário do PPBio - Pesquisas e Conservação em Ambientes Protegidos

Workshop Fortalecendo a Educação Ambiental do Amapá

Data: 12 a 14/06

I Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental e de Recursos Naturais do Estado do Amapá

Data: 19 a 23/06

I Simpósio Estadual dos Guarda-Parque da APA da Fazendinha

Data: 24 e 25/06

I Workshop de Produtos Orgânicos

Data: 27, 28, e 29/06

I Workshop de Gestão de Recursos Hídricos da Amazônia Legal (AM, AP, AC, PA, RO, RR, TO, MA, MT)

Publicado em: Sexta-feira, 02 de Junho de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: CEP: 68900-071
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br