Foto: Floriano Lima
Estudantes da Ueap poderão realizar a disciplina de estágio na Caesa

Os acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) poderão realizar, a partir do próximo semestre, a disciplina de estágio obrigatório dos cursos de graduação na Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). A oportunidade foi possível por meio de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, que foi assinado nesta sexta-feira, 9.

A parceria tem como objetivo oportunizar aos acadêmicos o convívio e o desenvolvimento de atividades práticas na companhia de acordo com a área de atuação do curso. Neste primeiro momento serão selecionados estudantes de Química, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Design e Engenharia de Produção.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, destaca a importância desta parceria e enfatiza que a Companhia pode contribuir para o primeiro contato do acadêmico com o ambiente de trabalho.

“Temos diversos setores na área de engenharia, meio ambiente e administrativa que podem possibilitar a esse estudante não apenas o cumprimento da disciplina de estágio, mas também, a oportunidade de ter o conhecimento prático dentro da área da qual ele está se especializando”, declarou Amanajás.  

O reitor da Ueap, Perseu Aparício, frisou que essa parceria trará outros benefícios, pois agregar os mestres e doutores das duas instituições permite uma integração maior entre os grupos de pesquisa e o compartilhamento de experiências.

“A Ueap está buscando essas parcerias com os demais órgãos de governo para a realização destas atividades, que ajudarão a universidade e as próprias instituições. A Caesa se mostrou interessada no projeto desde as primeiras reuniões. Hoje estamos firmando este termo que reforça este compromisso”, declarou.

Além da realização do estágio obrigatório, as duas instituições também estudarão a possibilidade de realização de projetos voltados à iniciação científica que poderão ser executados na própria companhia.

Novas Parcerias

De acordo com a Coordenação de Estágios da Ueap, atualmente, há 387 acadêmicos matriculados regularmente na disciplina de estágio supervisionado, que foram encaminhados a instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e escolas da rede pública de Macapá e Santana.

Além da Caesa, a Ueap firmou convênio com o Instituto de Pesquisa Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e está acertando os últimos detalhes do termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

 

Texto e foto: Cassio Albuquerque

Publicado em: Sexta-feira, 09 de Junho de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br