UEAP é credenciada como Núcleo de Ensino do programa Idioma sem Fronteiras

O programa Idioma sem Fronteiras (IsF) credenciou a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) para atuar como Núcleo de Línguas (NucLi-IsF) por um período de quatro anos, a partir de 2017, conforme o resultado do edital no. 059/2017 MEC do IsF.

O professor Edielson de Souza Silva, do curso de Letras/Inglês, é o responsável para atuar como coordenador do programa na instituição, com o objetivo de promover a ampliação do IsF na UEAP. Nos próximos dia 8 e 9 de agosto, o docente segue para Brasília para participar da capacitação de coordenadores do IsF no âmbito estadual, momento em que será determinado a data para o início das atividades na UEAP.

O recredenciamento deste ano trouxe uma novidade ao  credenciar Universidades Estaduais e Municipais, que agora podem deixar de ser apenas centros de aplicação dos exames de proficiência de TOEFL, possibilitando essas IES a atuarem como NUCLIs – Núcleos de Línguas do programa, assim como já ocorre nas Universidades Federais.

"Um dos nossos objetivos é ofertar cursos presenciais da língua inglesa a professores, técnicos e estudantes da UEAP", afirmou Edielson Silva, "outro objetivo, para que esse mesmo público participe da plataforma MEO (My English Online) e possam fazer o exame do TOEFL e, em última análise, para que possamos dar mais um passo no processo de internacionalização da UEAP". O TOEFL, segundo explicou o professor, é o exame que atesta proficiência na língua inglesa como língua estrangeira. O número de testes TOEFL solicitados também é determinante para justificar uma possível ampliação do número do quadro de bolsas ofertadas para a instituição pela CAPES.

Outro compromisso que a UEAP assumiu com o Programa Idioma sem Fronteiras foi o de ofertar turmas para professores de inglês da Educação Básica. "Assumimos esse compromisso com o núcleo gestor do Idioma sem Fronteiras como condição para sermos recredenciados no futuro", revela Silva.

INTERNACIONALIZAÇÃO – O programa Idioma sem Fronteiras foi criado em 2014 pelo Ministério da Educação (MEC) como um dos eixos do processo de internacionalização das universidades brasileiras.  São ofertados cursos presenciais e online em sete idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim e alemão, além de português para estrangeiros). A UEAP recebeu autorização para servir como Nucli-IsF de aulas presenciais apenas nos cursos de inglês.

As ações do programa são complementares às atividades do programa Ciência sem Fronteiras, que dá bolsas de estudo no exterior para cursos de pós-graduação. Entre os objetivos do programa, está ampliar a participação e a mobilidade internacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior.

Publicado em: Terça-feira, 01 de Agosto de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM