Grupo Retórica e Argumentação apresenta recital na abertura da Primavera dos Museus

O Grupo de Estudo em Retórica e Argumentação, liderado pela Prof. Ms. Luanny Vidal, participou na noite da última quarta-feira (27) da abertura da 11º Primavera de Museus que aconteceu no Museu Sacaca.

As integrantes do grupo Luanny Vidal, Darlene Ribeiro, Gerusa Silva, Gleissy Kelly Oliveira e os acadêmicos Alessandro da Silva e Isabela Moita tiveram a oportunidade de participar do evento de abertura da Primavera de Museus, evento nacional de museus, com programações agendadas no Amapá entre os dias 18 e 24 de setembro.

As participantes do grupo Darlene e Gerusa declamaram a poesia: Ao Museu (escrito especialmente para este evento pela acadêmica do curso de Letras Ilma Sílva) e Isabela cantou as músicas: “Preces, Louvores e Batuques”, do compositor Clérverson Baía, e “Tarumã”, de Osmar Júnior.

O Grupo de Estudo em Retórica e Argumentação foi criado em 2017 na Universidade Estadual do Amapá pelo Colegiado de Filosofia, segundo a professora Luanny Vidal, tem por objetivo investigar a linguagem com vínculo ao estudo das Teorias da Retórica, com ênfase na Nova Retórica, na Argumentação e no Discurso no que tange à interpretação e à análise das variadas práticas discursivas, tais como aquelas existentes nas esferas política, religiosa, jurídica, literária, dentre outras, as quais se encontram inseridas em nossa sociedade de forma a levar o seu auditório, ou público-alvo, à persuasão. Nesse sentido, o grupo tem como intuito organizar e divulgar os trabalhos produzidos como uma de suas ações principais.

PRIMAVERA DOS MUSEUS - A Primavera dos Museus é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece anualmente em parceria com governos estaduais. Em 2017, mais de 900 museus brasileiros participam da iniciativa.

No Amapá, a iniciativa envolverá os museus de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE); Sacaca; Joaquim Caetano da Silva; Fortaleza de São José de Macapá, além de espaços como a Biblioteca Pública Elcy Lacerda e o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (Cepap), pertencente à Universidade Federal do Amapá.

A programação contará com saraus, apresentações musicais, de dança, de teatro, contação de histórias, além de oficinas de bonecas e fotografias, entre outras atrações. Para conferir a agenda de programações, acesse o site http://www.amapadigital.net/cultura_amapa_view.php?id_noticia=127163

Confira abaixo algumas imagens da participação do Grupo de Retórica e Argumentação na abertura do evento em Macapá!

Publicado em: Quinta-feira, 28 de Setembro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2017. Portal Universidade do Estado do Amapá.