Estudantes de Florestal participam pela primeira vez de congresso no Peru

Adélia Alexandra, Anthoinny Vittória e Renan Mendes, estudantes de Engenharia Florestal da UEAP, embarcam pela primeira vez para a cidade de Lima, no Peru, para o Congresso Latino-Americano de Estudantes de Ciências Florestais. Pela primeira vez o congresso selecionou trabalhos de estudantes brasileiros, que serão apresentados entre 30 de outubro e 05 de novembro na Universidad Nacional Agraria La Molina (UNALM), em Lima.

“Estamos fazendo este trabalho com extratos botânicos para testar a eficácia em doenças de plantas”, explicou a docente Alana Carine Sobrinho Soares.

Organizado pela Associação Latino-Americana de Estudantes de Ciências (ALECIF) e Faculdade de Ciências Florestais da UNALM, o congresso visa integrar os alunos das várias instituições, países latino-americanos dedicados a capacitar profissionais no campo da silvicultura e ciências relacionadas, a fim de compartilhar experiências, pesquisas, análise de problemas comuns em todos os países da América Latina e consolidar uma estrutura acadêmica responsável que enriquecerá o participante, bem como o setor florestal. No evento, serão realizadas apresentações de estudantes de mestrado, feira de empresários, oficinas práticas e visitas técnicas ao interior do país, encorajando a troca de conhecimento entre os diferentes países participantes.

A acadêmica Anthoinny Vittória, do 3º semestre de Engenharia Florestal, comentou que está orgulhosa por ser uma das primeiras brasileiras a participar do evento, “esse evento ocorre há 21 anos e este é o primeiro em que o Brasil participa”.

Abaixo, você confere com maiores detalhes os estudos enviados pelos estudantes da UEAP que serão apresentados no Congresso Latino Americano de Estudantes de Ciências Florestais.

As pesquisas selecionadas foram: AVALIAÇÃO IN VITRO DE PRODUTOS ALTERNATIVOS NO CONTROLE DO FUNGO DO GÊNERO Cylindrocladium sp. EM MUDAS DE EUCALIPTO: desenvolvida pela acadêmica Anthoinny Vittória dos Santos Silva, em parceria estabelecida entre AMCEL (AMAPÁ FLORESTAL CELULOSE) e UEAP (Universidade do Estado do Amapá, sob orientação da professora Alana Carine Sobrinho Soares do Colegiado de Engenharia Florestal. A pesquisa objetivou testar produtos alternativos ao químico para controle de Fitopatógenos (doenças em platas) em plantios de Eucalipto. Na busca de uma agricultura mais saudável, que não degrade o meio ambiente e os seres humanos, a pesquisa por defensivos naturais tem se intensificado, em virtude da utilização contínua e desordenada de agrotóxicos.

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA ESPÉCIE Spondias mombinL (TAPEREBÁ) EM UMA FLORESTA DE VÁRZEA AS MARGENS DO RIO MATAPÍ, NO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP, BRASIL: o presente estudo, da acadêmica Adélia Alexandra dos Santos, objetivou avaliar a caracterização e distribuição espacial do Taperebá, demonstrando seu comportamento em uma floresta de várzea localizado no estado do Amapá, sob a orientação dos professores Mariana Martins Medeiros e Diego Armando Silva da Silva.

ARRANJO ESPACIAL DA ESPÉCIE Euterpe oleraceae Mart. (Açaí) NO MUNICÍPIO DE SANTANA-AMAPÁ, BRASIL: o presente trabalho objetivou avaliar a ocorrência da espécie Euterpe oleraceae Mart. em uma área de várzea utilizando índice de Morisita (avaliação de distribuição das espécies). O estudo poderá subsidiar metodologia para redução do trabalho e maximizar a coleta, produção e qualidade do produtos Florestais não Madeireiros- PFNM. A pesquisa foi desenvolvida pelo acadêmico Renan Mendes Santos, sob a orientação dos professores Robson Borges de Lima e Diego Armando Silva da Silva.

Publicado em: Quarta-feira, 25 de Outubro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM