Uma homenagem ao Servidor Público

Dizem que o Brasil só foi levado a sério depois que a família real se instalou no Rio de Janeiro, em 1808. Na verdade, não foi apenas a figura do rei, sozinho, que deu ao Brasil uma cara de país “sério”. A monarquia naquele ano trouxe aquilo que seria dali em diante o motor do funcionamento do Estado Brasileiro e do desenvolvimento social: os servidores públicos.

A partir disso, seja na fiscalização contra os desmandos estatais, seja defendendo as várias constituições que tivemos durante esse tempo, os servidores desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do país.

A história da universidade no Brasil é uma lição extraordinária da capacidade de superação do servidor público brasileiro. A primeira universidade criada aqui, a Universidade Livre de Manaós (refundada como UFAM em 1962 após enfrentar uma série de “extinções”), é uma prova viva do espírito de iniciativa dos servidores públicos a favor da sociedade. Se temos dificuldades hoje na Amazônia para vencer os obstáculos impostos pela falta de recursos e crises econômicas, imagine-se a situação que os servidores não encontravam na Manaus de 1909?

Por isso hoje, quero recordar a todos nós da UEAP que a nossa luta não veio de hoje e nem pode enfraquecer no futuro, com nenhuma crise que por ventura nos atinja. Nós juntos somos maiores que as dificuldades que nos acompanham, essa é a nossa história.

Com essa mensagem, quero reforçar o espírito de união a todos os colegas da academia e desejar um longo e próspero exercício na vida pública a todos nós da Universidade.

Cumprimento a todos pelo Dia do Servidor Público, agradecendo pela ética e comprometimento com que exercem suas atividades na UEAP.

Perseu da Silva Aparício

Reitor da Universidade do Estado do Amapá

Confira abaixo algumas imagens do café da manhã em homenagem aos servidores da UEAP:

Publicado em: Quarta-feira, 01 de Novembro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM