A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
UEAP comemora aprovações em mestrado na USP

Os responsáveis pela conquista são a acadêmica do 10° semestre, Flávia Manuela Sobral da Costa e o recém formado, Matheus Pereira Pereira, ambos do curso de Engenharia Química da Universidade do Estado do Amapá -UEAP, aprovados em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – PEQ - EP - USP.

Flávia Sobral e Matheus Pereira submeteram-se ao processo seletivo do programa que contou com três fases, sendo elas: análise documental, arguição e proficiência em inglês. Após a aprovação, ambos relataram que toda essa conquista se deu graças ao apoio dos seus familiares, da formação acadêmica construída na própria UEAP e principalmente a dedicação e orientação do professor Dr. Gabriel Araujo da Silva durante as pesquisas realizadas no Laboratório de Bioquímica e Orgânica/UEAP.

Diversas atividades foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisa em Bioprospecção e Estresse Oxidativo, o qual os dois fazem parte. Inclusive, ambos tiveram seus trabalhos apresentados em eventos locais e internacionais. Matheus participou do Simpósio de Alimentos do Estado do Amapá, em novembro desse ano, onde apresentou sua pesquisa que buscou espécies em extratos vegetais para que pudessem ser aplicadas como conservantes em alimentos. Já a acadêmica Flávia Manuela, teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho tratando da avaliação da atividade antioxidante de extratos de plantas ocorrentes na região do Amapá no congresso Internacional da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, da sigla inglesa para Internacional Union of Pure and Applied Chemistry) realizado em julho de 2017 em São Paulo.

Os acadêmicos informaram que ainda estão por definir as linhas de pesquisas para atuar na USP, aguardando o contato com os orientadores e definições do cronograma de aulas do programa, no entanto estão super ansiosos para dar início a essa nova jornada, que reserva grandes oportunidades para seu crescimento pessoal e profissional.

Sobre o Programa: Há mais de quarenta e cinco anos em atividade, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo forma docentes, pesquisadores e profissionais. O programa tem excelência reconhecida pela CAPES e tem conceito 7 (o conceito máximo). O USP-EP-PEQ tem como objetivo principal formar pessoas com amplo domínio no seu campo de saber e capacidade de liderança e inovação, para participar ativamente da produção de conhecimento voltado a demandas atuais e futuras da sociedade brasileira, na área de engenharia química. Para tal, o PEQ-EP-USP possui uma sofisticada infraestrutura laboratorial, associada a grupos e centros de pesquisa de renome nacional e internacional, que muitas vezes tiveram origem no próprio programa. A USP é referência fora do país e está plenamente integrada ao ambiente de uma das metrópoles mais estimulantes do mundo.

Flávia Sobral, Prf. Dr. Gabriel Araujo e Matheus Pereira

Flávia Sobral, Prf. Dr. Gabriel Araujo e Matheus Pereira em plena atividade laboratorial

Flávia no Congresso Internacional IUPAC 2017

Matheus Pereira em participação de Congresso