Foto: Floriano Lima
"Embarque" direto para o mestrado.

Tainára Cunha Gemaque, 24 anos, tem motivos de sobra para comemorar, isso porque a jovem é mais uma acadêmica que se forma na Universidade do Estado do Amapá e “embarca” diretamente em um mestrado.

A recém formada do curso de Engenharia de Pesca que viajará em breve, dia 17 de fevereiro, teve que solicitar uma formatura extemporânea, ocorrida ontem, 07, na reitoria para poder dar prosseguimento a nova etapa de sua vida acadêmica e iniciar as atividades letivas. Tainára foi aprovada no programa de mestrado em Zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais. A aprovação foi por meio de processo seletivo em quatro etapas compostas de prova de conhecimentos específicos, entrevista, avaliação de Currículo Lattes e prova de Língua Inglesa.

“Entrei na universidade em 2013 e desde então busquei participar de projetos de pesquisa, ainda em 2013, fui voluntária no projeto cadeias produtivas do Bailique, em 2014 passei para a iniciação científica e fiquei até janeiro de 2018. Participei de eventos nacionais e internacionais com o auxílio* fornecido pela própria UEAP, onde publiquei trabalhos que foram fundamentais para a fase de avaliação de currículo”, explicou a jovem.

O programa tem uma linha de pesquisa de produção animal que ainda não é ofertada no nosso estado e é uma área muito importante dentro da aquicultura. A jovem que pretende terminar o mestrado e retornar para o Amapá, declarou que sempre teve o apoio da família, de seus pais, de seu primo e professor na UEAP, Fernando Rabelo, os quais sempre a incentivaram a estudar e realizar seus sonhos. “Toda essa conquista agradeço a Deus, minha família e à Universidade do Estado do Amapá”, comentou Tainára.

Sobre o programa de Mestrado: a pós-graduação em Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG é composta pelo mestrado, que existe desde 1969, e o Doutorado, criado formalmente em março de 2007. Os dois possuem conceito 5 junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O objetivo é contribuir para a construção articulada de saberes e práticas no campo da Zootecnia, produzindo, inovando, conservando e disseminando conhecimentos. Nos níveis de mestrado e doutorado, o programa visa à formação crítica de docentes e pesquisadores comprometidos com a ética, o trabalho e desenvolvimento científico, preparados para a aplicação da ciência na interpretação e solução de problemas, com desdobramentos econômicos, ambientais, tecnológicos e sociais.

*O auxílio citadopor Tainára é o Programa de Auxílio ao Estudante para Participação em Eventos de Natureza Acadêmica - PROAPE, que tem por objetivo fomentar a participação de acadêmicos autores de pesquisas desenvolvidas na UEAP, por meio da concessão de auxílio financeiro para apresentação em eventos científicos, tecnológicos e/ou culturais no Brasil e/ou no exterior.

Tainára Gemaque no dia de sua outorga de grau.

 

Gostou do conteúdo? Tem alguma sugestão? Entre em contato com a gente e compartilhe! Nosso e-mail: ascomueap@gmail.com

 

Publicado em: Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: CEP: 68900-071
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br