A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
UEI realiza amostra em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille

O Dia Nacional do Sistema Braille foi criado em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, que foi o primeiro professor cego no Brasil, este nasceu cego e aos 10 anos de idade foi enviado a Paris para estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos e lá aprendeu a técnica de Braille. Ao voltar para o Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação para cegos pelo país. O Braille possui grande importância para os cegos, pois é através deste sistema que os mesmos buscam sua autonomia e aprendizado.

A data tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão das pessoas cegas no sistema educacional do Brasil. A comemoração também visa à reflexão sobre a empregabilidade de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento intelectual, profissional e social das pessoas cegas ou com pouca visão.

A Unidade de Educação Inclusiva da Universidade do Estado do Amapá- UEAP, ciente da significância do Sistema Braille, realizará uma amostra em sua homenagem, no dia 11 de abril, quarta-feira, das 14h30 às 18h, no hall de entrada do Campus I, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 650 - Centro.

Sobre o Braille:

O Braille é um sistema de códigos em relevo utilizado para escrita e leitura através do tato, o mesmo foi criado na França em 1825 pelo francês Louis Braille que perdeu sua visão quando tinha 3 anos de idade. Aos 16 anos, soube de um sistema de leitura no escuro para uso militar, e o adaptou para o uso de pessoas cegas ou com baixa visão. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

Publicado em: Segunda-feira, 09 de Abril de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM