Inaugurado edital do primeiro vestibular do Campus Território dos Lagos
Em cerimônia no Palácio do Setentrião, foi assinado o primeiro edital de vestibular da história da região.

Em cerimônia no Palácio do Setentrião, foi assinado o primeiro edital de vestibular da história da região.

Os municípios de Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene receberam nesta quarta-feira, 25, a consolidação de um projeto de educação que vai trazer pela primeira vez à região o ensino superior público gratuito. O Governo do Estado do Amapá, em parceria com a Universidade do Estado (UEAP), festejaram, no Palácio do Setentrião, com a presença dos prefeitos dos respectivos municípios, a assinatura do edital de Processo Seletivo para o Campus Território dos Lagos (PS-CLT 2018).

O Processo Seletivo visa o provimento de 100 vagas (50 para cada curso), nas áreas de Engenharia Agronômica e Licenciatura Plena em Matemática. A iniciativa marca o ano inaugural de funcionamento do campus Território dos Lagos, projeto resultante do Acordo de Cooperação Técnica (TCT) que possibilitou a implantação do novo polo na Escola Estadual Vidal de Negreiros, na cidade de Amapá.

A escola receberá o investimento inicial de R$ 500 mil para adequação de laboratórios e climatização, além da chegada de 27 novos servidores da UEAP que serão lotados no novo campus.

“Não pensamos duas vezes antes de consolidar esse projeto”, afirmou o governador Waldez Góes. “Todas as vezes que vocês forem criticados por defenderem novos projetos de educação, defendam com toda a sua certeza, e lembrem o curso de Medicina, que era um projeto contestado, e hoje está entre os 30 melhores do país”, disse, dirigindo-se aos servidores do Governo do Estado e da UEAP presentes na cerimônia. O governador adiantou ainda que planeja convocar mais servidores e realizar novo concurso público para técnicos da UEAP, visando atender o plano de expansão da Universidade.

“É um sonho, o sentimento é de agradecimento”, resumiu Carlos Sampaio, prefeito de Amapá, “o nosso município vai sediar o campus, mas acima de tudo há a irmandade de olhar para todos os municípios daquela região no sentido de impulsionarmos o desenvolvimento da agropecuária”.

Perseu Aparício, reitor da UEAP, enfatizou que a chegada das duas primeiras turmas universitárias da Região dos Lagos será um marco na história do ensino superior no Estado e ficará como legado de sua gestão frente à Universidade, cujo mandato termina após as eleições para a reitoria da UEAP, previstas para o próximo semestre. “Atravessamos tempos difíceis de crise no cenário nacional e local durante a gestão mas, como sempre lembrava o governador, a crise não pode servir de desculpa para não entregarmos resultados”, finalizou.

PROCESSO SELETIVO

As inscrições do PS-CLT 2018 ocorrerão até o próximo dia 08 de maio e serão gratuitas. Os interessados podem se inscrever via internet nos endereços http://processoseletivo.ueap.edu.br. Haverá também inscrição presencial, no período de 02 a 08 de maio, nessa modalidade o candidato deve comparecer ao Campus I da UEAP (Av. Pres. Vargas, 650, Centro, Macapá-AP) e procurar a Divisão de Processo Seletivo (DIPS).

O PS também prevê vagas a portadores de necessidades especiais, afrodescendentes e membros de comunidades indígenas. Para saber quais as documentações necessárias para cada categoria de candidatura e mais detalhes sobre o PS, os interessados podem acessar o edital completo no Portal UEAP (em www.ueap.gov.ap.br) na aba “Processos Seletivos”.

Publicado em: Quarta-feira, 25 de Abril de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM