Mais de mil candidatos se inscreveram para o vestibular na região dos lagos
A prova será aplicada neste domingo no município de Amapá

Mil cento e dez candidatos se inscreveram para o Processo Seletivo do Campus Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), que funcionará provisoriamente na Escola Estadual Vidal de Negreiros, no município de Amapá. O primeiro vestibular da UEAP no interior do Estado está ofertando 100 vagas, sendo 50 para o curso de engenharia agronômica e 50 para licenciatura em matemática.

As inscrições encerraram no dia oito deste mês. Ao todo, 806 candidatos se inscreveram para o curso engenharia agronômica e 304 para matemática.

A prova será aplicada neste domingo, dia 27, às oito horas da manhã. Os candidatos terão quatro horas para responder a 40 questões de múltipla escolha e elaborar uma redação.

As provas serão aplicadas nos seguintes locais: Escola Estadual Vidal de Negreiros, Escola Estadual Veiga Cabral, Escola Municipal Maria do Céu Gonçalves Dias, Escola Estadual Maria Esmeralda Martins de Moura e Sesc ler.

As aulas no novo campus devem iniciar no dia 25 de junho. O primeiro campus da Ueap, fora da capital, está recebendo um investimento inicial de R$ 500 mil do governo do Estado para adequação de laboratórios e climatização. De acordo com um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o governo estadual e a Prefeitura de Amapá, a Ueap ofertará o quadro técnico do campus da Região dos Lagos. Para atuar no novo polo, a Ueap vai disponibilizar 27 novos servidores. Inicialmente os cursos serão modulares com o revezamento de professores, de acordo com as disciplinas das grades curriculares.

A escolha da Região dos Lagos para a implantação de um campus da Ueap foi feita a partir de um estudo realizado pelo governo estadual. A falta de ensino superior e a vocação econômica da região foram os fatores responsáveis pela escolha. A medida beneficia uma população de aproximadamente 30 mil habitantes, que, até então, não contava com ensino de nível superior.

Até que aconteça a construção do campus, a estrutura do polo da Ueap vai funcionar na Escola Vidal Negreiros, com laboratório de informática, de matemática, setor administrativo e salas de aula.

Construção do novo campus

O reitor da Universidade do Estado do Amapá, Perseu Aparício, esteve em Brasília, em busca de apoio, junto à bancada federal amapaense para a construção do campus na Região dos Lagos. O polo funcionará na cidade de Amapá, e atenderá também outros três municípios do norte do Estado: Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba.

O novo campus deverá ser construído em um terreno doado pela Câmara de Vereadores e Prefeitura do município de Amapá. O projeto tem uma previsão financeira de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões, e inclui a construção de salas de aula, laboratórios do curso de engenharia agronômica e licenciatura em matemática.

Publicado em: Quarta-feira, 23 de Maio de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM