A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Premiação de pesquisas acadêmicas movimenta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As premiações promovidas pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano acontece na Universidade do Estado do Amapá de 17 a 21 de outubro, foram o ponto alto da programação da última quinta-feira (20), penúltimo dia de evento. No total foram concedidos quatro prêmios a concorrentes de diversas áreas, os primeiros colocados de cada área receberam bolsas de estudo de idiomas.

Danielle Sousa da Silva, acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (Unifap), ficou em primeiro lugar geral com o trabalho "Qualidade de vida do idoso na Universidade aberta à terceira idade", orientada pela professora Anneli Celis de Cárdenas. Como vencedora da categoria geral da premiação, Danielle Silva tem direito a uma bolsa de estudos integral na escola de idiomas Skill.

O segundo colocado veio da área de Pedagogia, com a apresentação "Desafios da implementação do PARFOR na Universidade do Estado do Amapá", da acadêmica Marcela Cardoso Soane (Ueap), orientada por Marina Lemes Landeiro e Vitor Cunha Nery.

Na terceira colocação, empataram Deidson Vilhena Santos (Unifap) e Aline Rodrigues Nunes (Ueap). Deidson Santos defendeu o trabalho "Conceitos matemáticos na mecânica quântica", orientado por José Walter Cárdenas Sotil. Aline Nunes faturou o prêmio com a pesquisa "Avaliação fitoquímica e antioxidante total de extratos comercializados no Estado do Amapá", sob orientação do professor Gabriel Araújo da Silva.

Aline Nunes é acadêmica do sétimo semestre de Engenharia Química e conversou com a reportagem após a premiação. "Ganhei bolsa de 50% para estudar Inglês", comemorou a estudante, que comentou também sobre uma das principais características da SNCT: o compartilhamento da pesquisa. "Muito bom o evento, tivemos a oportunidade de conhecer o que os colegas de outras instituições estão fazendo e podemos integrar melhor os nossos conhecimentos". A pesquisa de Aline Nunes analisou os extratos comercializados pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

VENCEDORES – A premiação foi segmentada por área e contou com outras pesquisas premiadas. Na área de Ciências Humanas, Rafael Oliveira Aleixo, orientado por Isabel Regina Augusto, foi premiado pelo trabalho "Paisagem social e étnico-cultural da Amazônia amapaense", um estudo sobre a identidade indígena na região do município de Oiapoque, área de fronteira entre o Brasil e a Guaiana Francesa.

Outro trabalho premiado na área de Ciências Biológicas foi "Calliphoridae (insecta, diptera) em ambiente insular na Amazônia Oriental", da autoria de Bruna Letícia Barreto Façanha, orientada pelo professor Raimundo Nonato Picanço Souto.

O trabalho de Ciências Agrárias "Avaliação higiênico-sanitária de embarcações pesqueiras dos municípios de Macapá e Santana", de Paula Silva Moreira, acadêmica da Ueap orientada pela professora Maria Danielle Guimarães Hoshino também obteve o destaque.

Da esquerda p/ direita: Dilnéia Tavares (coordenadora SNCT/Ueap) com Alines Nunes (Ueap); Bruna Letícia Barreto Façanha (Unifap) e Marcela Cardoso Soane (Ueap)

Publicado em: Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016 por Assessoria de Comunicação - ASCOM