Apresentações musicais do Projeto Sonora Brasil 2018 acontecem na Ueap
As bandas Manauense e Amazon vão se apresentar na próxima terça, 19, no aúditório da Ueap.
O evento acontece de 17 a  20 de junho em Macapá
O evento acontece de 17 a 20 de junho em Macapá

O Estado do Amapá recebe o Projeto Sonora Brasil – Bandas: formações e repertórios, no período de 17 a 20 de junho. Na próxima terça-feira, 19, às 19h, por meio de uma parceria com o SESC Amapá, a Universidade do Estado do Amapá tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para prestigiar, no Auditório Central do campus I, a apresentação da Banda Manauense (AM) e Banda Amazon (AP).

Sonora Brasil 2018
Bandas: formações e repertórios traça um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. São identificadas como parte da história de uma infinidade de cidades brasileiras, ocupando lugar de destaque na memória das pessoas. Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação, e são responsáveis pela criação de um gênero musical tipicamente brasileiro: o dobrado. Mesmo tendo esta força como expressão cultural, com o passar do tempo a necessidade de adequação de repertórios ao gosto popular e às possibilidades técnicas e interesses dos seus integrantes, fez com que repertórios tradicionais, compostos para formações originais, fossem desaparecendo, dando lugar aos arranjos de clássicos da música popular, de temas de filmes de cinema e de outras vertentes popularizadas nos meios de comunicação. Recuperando esses repertórios originais, históricos ou recentemente compostos, o Sonora Brasil traz quatro formações distintas, sendo três representando os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e praças e um representando o segmento da música de concerto com repertório inspirado na sonoridade das bandas. São eles: Corporação Musical Cemadipe (GO), A Bandinha (AM), Sociedade Musical União Josefense (SC) e Quinteto de Metais da UFBA (BA).

Publicado em: Sexta-feira, 15 de Junho de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.