A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Abertas as inscrições para o II Encontro Amapaense de História da Educação
Evento reunirá dois outros encontros simultaneamente, entre 22 e 24 de agosto

A realização conjunta do II Encontro Amapaense de História da Educação, II Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e III Fórum de Leituras de Paulo Freire na Região Norte tem como finalidade articular diferentes iniciativas de discussão sobre o legado histórico de Paulo Freire para a Amazônia, assim como aproximar pesquisadores de distintos estados da Região Norte que se debruçam sobre temas como história da educação, educação popular, educação do campo, educação de jovens e adultos e movimentos sociais.

Os eventos acontecerão entre os dias 22 e 24 de agosto de 2018, no Campus I da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), em Macapá. É uma realização da UEAP, por meio do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA), bem como da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, com apoio da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL).

O Encontro Amapaense de História da Educação, em sua segunda edição, pretende trazer para debate a importância do pensamento educacional freireano para a história da educação na Amazônia. A primeira edição deste encontro ocorreu no período de 09 a 11 de novembro de 2016, em Macapá, na Universidade do Estado do Amapá e teve como tema a produção do conhecimento em história da educação na Amazônia.

O Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia é um espaço de discussão sobre o legado de Paulo Freire para a educação na Amazônia, reunindo diferentes atores, como pesquisadores, movimentos sociais, educadores populares, estudantes e professores da educação básica. O I Encontro ocorreu no período de 21 a 23 de novembro de 2017, em Belém (PA), na Universidade do Estado do Pará.

O Fórum de Leituras de Paulo Freire na Região Norte é um esforço coletivo de pesquisadores e movimentos sociais envolvidos com a educação das classes populares na Amazônia. O I Fórum foi realizado pela Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus (AM), em 2016; e o II Fórum realizou-se em Porto Velho (RO), coordenado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

✓ Fortalecer no âmbito da região amazônica e, em especial, no Amapá, os

estudos e as pesquisas em História da Educação.

✓ Possibilitar a troca de experiências entre pesquisadores de História da

Educação Amapaense e de outras localidades do país.

✓ Promover o debate sobre a história, os processos e as práticas de

educação popular na Amazônia.

✓ Socializar resultados da pesquisa colaborativa em rede “O legado de

Paulo Freire para a educação na Amazônia”, da Cátedra Paulo Freire da

Amazônia.

✓ Possibilitar a articulação de diferentes sujeitos, movimentos sociais e

coletivos do campo da educação popular amazônica, fortalecendo o

trabalho em rede e a realização de pesquisas e práticas conjuntas.

INCRIÇÕES GRATUITAS

Até 12/08/2018 pelo site: http://eahe.gepea-ueap.com.br/

Publicado em: Quarta-feira, 01 de Agosto de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM