Reitora Kátia Paulino é nomeada no Conselho Estadual de Educação
Conselho destacou a importância da integração da UEAP no momento em que é discutida a nova Base Nacional Comum Curricular

Fotografia: Everton de Deus (ASCOM/UEAP)

A reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), prof.ª Dra. Kátia Paulino, tomou posse como membro nato do Conselho Estadual de Educação (CEE) na tarde do último dia 08 de agosto, durante sessão plenária do CEE.

Kátia Paulino agradeceu o convite para fazer parte da instituição e enfatizou a necessidade de renovação dos métodos de aprendizagem do ensino no Estado. “Insistimos em fazer educação com a mesma metodologia de 50, 60 anos atrás, mas muita coisa de lá para cá já evoluiu”, afirmou, destacando como exemplo a presença de mulheres em cargos de comando na educação, como a presidenta do CEE, prof.ª Maria Madalena Mendonça. “Esse cenário de mulheres sentadas aqui era impensável há 30 anos”, reforçou a reitora.

O conselho comemorou, na oportunidade, a inauguração do Centro de Música Walkíria Lima, considerado o mais moderno centro de música público do país. Goreth Sousa, secretária de Educação do Estado, afirmou que a pretensão do governo é que o Walkíria Lima sirva também como centro de aplicação aos acadêmicos do Colegiado de Licenciatura em Música da UEAP, “diante de toda essa escassez de recursos, temos que unir o que a gente tem, as nossas potencialidades, para atingirmos o melhor”.

NOVA BASE CURRICULAR - A conselheira Maria Madalena Mendonça destacou a importância de nomear a representante da Academia justamente no momento em que é discutida a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O Ensino Superior é quem forma os professores que vão atuar nessa nova base, portanto é de radical importância a participação da UEAP nesse debate aqui no Estado”.

A BNCC encontra-se em fase de audiências públicas para sua implementação a níveis estaduais e, em todos os entes federativos, os debates são carregados de polêmica. Em alguns Estados, audiências tiveram que ser suspensas sob os protestos de pedagogos e demais profissionais da educação que não concordam com as novas diretrizes, sobretudo pela eliminação da obrigatoriedade do ensino de disciplinas como Filosofia, Artes e Educação Física no nível médio, e pelo aumento de carga horária em descompasso com a falta de estrutura e de pessoal encontrada em muitas escolas, em especial no ensino público.

Publicado em: Quinta-feira, 09 de Agosto de 2018 por Assessoria de Comunicação - ASCOM