A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Foto: Floriano Lima
1º Encontro Amapaense de História da Educação termina com debate sobre feminismo e educação na América Latina

De 9 a 11 de novembro a Ueap recebeu pedagogos de outras instituições do Estado, do Pará e do Maranhão para debaterem no 1º Encontro Amapaense de História da Educação (EAHE), promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense-GEPEA em parceria com o curso de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Música.

O último dia de programações encerrou com a mesa “Intelectuais e projetos educacionais: pesquisas em história da educação na América Latina”, com o Prof. Dr. João Colares da Mota Neto (UEPA), Prof. Drª. Adriane Raquel Santana de Lima (UFPA), Prof. Me. Alder de Sousa Dias (UNIFAP) e Prof. Me. Benedito Gonçalves Costa (UFPA), que por motivos de saúde infelizmente teve que se ausentar das discussões, mediadas pelas Profª. Me. Valéria Silva de Moraes Novais (UEAP).

 

PEDAGOGOS HISTÓRICOS DA AMÉRICA LATINA

 

Adriane Lima palestrou sobre a presença das mulheres na história da educação latina. No século XIX, destacou-se no Brasil a educadora Nísia Floresta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, que já naquela época percebia a importância da igualdade na educação dos povos considerados minoritários e vulneráveis no país. "Nísia denunciava um Brasil descompromissado com a alfabetização do próprio povo, a concepção de educação excluía as mulheres, índios e negros durante a formação do Estado Nação", explicou a pesquisadora. Segundo Lima, Nísia Floresta foi a primeira mulher brasileira a abordar esse tema. Na Colômbia, sua contemporânea foi a jornalista Soledad Semper, que fundou a revista La Mujer e elaborou uma vasta cartografia da emancipação feminina em vários países ao redor do mundo, totalizando mais de 60 publicações em seu nome ou de seus pseudônimos. "Se naquele tempo existisse Capes, Soledad Semper ganharia bolsa produtividade e teria o currículo Lattes completo", brincou o pesquisador João Colares, lembrando que o machismo na época destas mulheres era tão presente que a maioria de suas publicações vinha assinada por pseudônimos, muitos deles masculinos, que serviam para proteger suas identidades, bem como gerar efeito de maior aceitação pelo público leitor.

 

Para Adriane Lima, a sociedade atual ainda não está livre do machismo e da opressão, nem mesmo entre a intelectualidade, "a gente internalizou valores individualistas, patriarcais, tão sedimentados ao longo da história que nem mesmo nós, pessoas com formação acadêmica, conseguimos no sdesfazer de muitos desses preconceitos, é preciso estar sempre vigilante", afirmou.

 

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - "Não fazemos filosofia de gabinete", afirmou o professor Alder Dias, da Unifap. Na sua palestra Alder fez um paralelo entre o pensamento de Paulo Freire e do filósofo argentino Enrique Dussel, identificando nos dois autores influências mútuas que geraram uma crítica emancipatória do marxismo para a América Latina, anti-eurocêntrica, baseada no conceito de "práxis", conceito filosófico que incentiva a vocação transformadora da filosofia na vida da população.

 

Ao final do evento, o professor Vitor Nery, organizador do EAHE, afirmou que para 2018 está prevista a realização de mais um Encontro Amapaense de História da Educação, enfatizando sua importância para relembrar o passado e resolver questões presentes e futuras. "É essa base que nós precisamos para compreender o que está acontecendo com a Educação nesse país e planejarmos sobre o futuro", afirmou.

Publicado em: Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Rua General Rondon, 1207
Centro | CEP: 68.900-082
Macapá - AP
Copyright © 2018. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br