Matrículas do PS 2019 são encerradas após Chamada Pública
Calouros deram continuidade ao clima de festa do carnaval ao serem convocados na “repescagem” do vestibular.

Após meses de espera pós-Enem, finalmente a estudante Bruna Sawana Pimentel, egressa da escola Alexandre Vaz Tavares, finalmente pode garantir sua entrada no Ensino Superior público. Nos últimos dias 7 e 8, a Ueap promoveu a Chamada Pública, conhecida também como “repescagem” do vestibular para os cursos regulares da instituição.

“Antes não era exatamente esse curso que eu queria estudar, mas analisando melhor percebi que o curso de Espanhol pode me dar a chance de conhecer outros países e fazer intercâmbio, que é o meu sonho”, afirmou Bruna Sawana, agora acadêmica de Letras, na modalidade de língua espanhola. Bruna e outros novatos foram recebidos com o trote dos veteranos e com marchinhas, em clima de alegria típico das épocas de carnaval.

A Chamada Pública preencheu todas as 447 vagas restantes do listão preliminar, com 600 vagas no total. O baixo número de matrículas na primeira oportunidade, segundo os técnicos administrativos da Ueap, não surpreendeu, dado que o número de inscritos no Processo Seletivo, em torno de 8 mil, foi similar ao dos vestibulares de anos anteriores. Como o Enem permite a inscrição de candidatos de qualquer outra cidade ou estado, é a Chamada Pública que concentra o maior número de candidatos presentes interessados na matrícula.

Por essa razão, bastou a segunda chamada para que as vagas restantes fossem preenchidas. Das 600 vagas ofertadas pelo edital do PS 2019, 595 foram ocupadas após a primeira repescagem. Apenas o curso de Engenharia de Pesca ficou abaixo do limite de vagas, com 5 vagas sobrando. A Ueap estuda a possibilidade de realizar o chamado “Vestibulinho” para preencher as vagas que surjam caso hajam desistências ao longo do ano letivo, porém sem qualquer previsão de data para esse edital.

Publicado em: Sexta-feira, 08 de Março de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.