Proext transfere evento sobre integralização curricular da Extensão para 21 e 22
Evento deve definir prioridades do novo modelo da extensão na Ueap, confira programação no painel.

A extensão é a vertente da formação acadêmica que viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Em resumo, a extensão oportuniza a prática de um conhecimento acadêmico ligado às necessidades cotidianas da população em geral, é quando a academia vai para além de seus limites físicos.

Neste contexto, a integralização da extensão foi criada com o objetivo de tornar esse contato com a realidade externa à academia como parte fundamental da formação. O objetivo é possibilitar a apreensão de saberes interdisciplinares e desenvolver competências pedagógicas, ampliando o horizonte do formando com relação aos espaços, às interações e às atitudes acadêmicas possíveis diante das diversas mudanças da atualidade.

Nesta perspectiva, a Integralização da Extensão Universitária é a inserção da obrigatoriedade de execução de atividades de extensão dentro dos currículos dos cursos de ensino superior do Brasil. De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária: "Não se trata apenas do aproveitamento das atividades de extensão como créditos no histórico escolar dos estudantes", mas da inserção da extensão nos projetos políticos-pedagógicos dos cursos de graduação, como elemento fundamental e necessário no processo de formação do futuro profissional”.

É neste cenário de provocações de mudanças que a PROEXT/UEAP busca a integralização entre a Universidade e a comunidade, no enfrentamento dos desafios socioeducativos, culturais, econômicos e ambientais existentes na contemporaneidade.

E considerando o papel da Ueap na contribuição para o desenvolvimento social da região norte, a Pró-Reitoria de Extensão da UEAP convida a comunidade acadêmica a participar da Conferência sobre Curricularização da Extensão Universitária, nos dias 21 e 22 de março de 2019, no Campus I da Universidade, situado na Av. Presidente Getúlio Vargas, 650, Centro, em Macapá-AP.

1° DIA

ATIVIDADE

21/03/2019

PALESTRA DE ABERTURA

Os desafios da curricularização da extensão universitária na contemporaneidade”

10h45

Discussões sobre a curricularização nos cursos de graduação

14h30

Grupos temáticos de discussão por área de conhecimento.

2° DIA

ATIVIDADE

22/03/2019

Socialização dos Grupos de trabalho

10h45

Apresentação da proposta de instrução normativa para a curricularização na UEAP.

11h45

Encerramento e integração entre docentes e técnicos

Auditório Central, Campus I

Publicado em: Terça-feira, 12 de Março de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.