Ueap celebra acordo técnico de produção audiovisual com o Canal Futura
Documentaristas Vanessa Ronchi e Tiago Gomes, do Canal Futura, estiveram em Macapá para fechar parceria.

Nesta última quarta-feira (11) a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) celebrou juntamente ao Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, o acordo de cooperação técnica para capacitação em produção audiovisual para universitários.

Estiveram na capital Macapá coordenadores de projetos do Futura, Vanessa Ronchi e Tiago Gomes, premiados com o Pitching DOC Futura de 2018 pelo documentário A Primeira Pedra, do diretor carioca Vladimir Seixas, exibido ontem no auditório central da Ueap. O filme narra o drama de vítimas de linchamento no Brasil, muitas das quais padecem por engano coletivo, vítimas de preconceito ou disseminação de boatos.

O auditório da universidade estava repleto de estudantes, professores e técnicos universitários. Para o Canal Futura, é de grande importância celebrar acordos com instituições que produzem pesquisa, sobretudo na região amazônica. “O Futura é um canal muito preocupado com narrativas. Milhões de pessoas declaram assistir Futura, boa parte dessas pessoas são educadores, esse público nos é muito caro. Nesse sentido ter na tela o conteúdo do Amapá, para nós, é lindo”, declarou Tiago Gomes. Segundo o cineasta, levar a narrativa amapaense é contribuir com a riqueza e diversidade do país.

O QUE GANHA A UNIVERSIDADE? – Na avaliação de Kátia Paulino, reitora da Ueap, as pesquisas da universidade expandem sua relevância social. “Passamos a ter uma possibilidade maior de publicar as pesquisas, ações de extensão e eventos de uma forma geral com maior publicidade, pois o Futura é um dos maiores canais de difusão da ciência no país”.

O acordo prevê três metas principais: oficinas e cursos ministrados em Macapá por funcionários do Futura voltados para o audiovisual; a produção de um documentário realizado pela comunidade acadêmica da Ueap; e o intercâmbio de estudantes para o Rio de Janeiro, na sede do Canal Futura, onde os estudantes poderão obter cursos de direção cinematográfica, produção e edição de vídeo, por meio dos projetos Geração Futura Juventudes e Florestabilidade, este último voltado especificamente para os Estados da Região Norte.

Texto: Diego Diniz

Imagem: Everton Fernando

Publicado em: Quinta-feira, 11 de Abril de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.