A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Colegiado de Pedagogia contemplado com financiamento da CAPES para realizar seminário internacional

Um projeto do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação na Amazônia Amapaense-GEPEA, vinculado ao Colegiado de Pedagogia da Ueap foi contemplado pelo edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) da Capes e receberá um financiamento para realização do “SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CULTURA E DIVERSIDADE”.

Este evento tem como intenção discutir a temática “Educação, Cultura e Diversidade na Amazônia”, por meio da socialização de pesquisas em âmbito de pós-graduação realizadas em diferentes comunidades, dentre as quais destacamos: Citadinas, transfronteiriças, Ribeirinhas, Povos Indigenas e Quilombolas. A diversidade é uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nesse sentido ela é cultural e não natural, ou seja, resulta da troca entre sujeitos, grupos sociais e instituições a partir de suas diferenças, mas também de suas desigualdades, tensões e conflitos. Desse modo está relacionada com a identidade, história e memória de grupos sociais. O respeito a diversidade e as diferenças vão além de um problema escolar, porém é a escola o local com maior capacidade de empreender alternativas de solução, ou, ao menos, alternativas para redução dessas desigualdades.

O projeto é de autoria dos professores e pesquisadores do Gepea-Ueap, Profa. Dra. Brigida Ticiane Ferreira da Silva e Prof. Me. Vitor Sousa Cunha Nery, a proposta foi aprovado nesta última sexta-feira, 18, após seletiva da Capes. Resultado disponível no site da Capes: http://www.capes.gov.br/apoio-a-eventos/paep

O evento contará com a presença de pesquisadores do Brasil, Guiana Francesa e Suíça. O seminário internacional será realizado no primeiro semestre de 2017 e em breve disponibilizaremos no site da Ueap mais informações sobre o evento.

Publicado em: Terça-feira, 22 de Novembro de 2016 por Assessoria de Comunicação - ASCOM