A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Grupo de pesquisa LIS aprova trabalho de pedagogia em seminário nacional

Grupo foi o único do Estado a conseguir aprovação para se apresentar no GRUPECI, em Santa Catarina

Este ano o Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI), com a temática "Ética e Diversidade na Pesquisa com Crianças e Infâncias", ocorrerá no período de 6 a 9 de dezembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, Santa Catarina.

O Estado do Amapá será representado no evento pelo Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS) que se configura como espaço de estudo e pesquisa de forma colaborativa entre os professores que atuam na Universidade do Estado do Amapá. Criado em 2014, com registro no CNPq, o Grupo tem como objetivo geral possibilitar espaços de estudos acerca da pesquisa que envolve a criança da educação infantil ao ensino fundamental. Dentre as linhas de pesquisa defendidas pelo grupo, há: (1) O brincar em diferentes contextos; (2) Humanização no processo saúde/doença/morte; (3) Educação inclusiva a partir da concepção sócio-histórica e construção do conhecimento de crianças com síndrome de Down; (4) Avaliação e formação de professores. Os trabalhos aprovados no V GRUPECI são oriundos de pesquisas de Iniciação Científica da UEAP, composto pelas acadêmicas Alinne Sousa, Maria Carolina Marques e Priscila Brandão, do Colegiado de Pedagogia/UEAP. O referido Grupo é coordenado pela Profa. Dra. Ângela do Céu Ubaiara Brito.

O Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde coordena projetos e ações lúdicas que são desenvolvidos nas oficinas de brincar para as escolas públicas. Apóia os trabalhos desenvolvidos na Brinquedoteca-UEAP e no laboratório de Práticas Educativas e mídias. Ultimamente desenvolve o projeto "Tenda educativa de jogos – Brincar e aprender com a luz", que tem a finalidade de discutir o tema sobre o uso da Luz como fonte de energia sustentável por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras relacionados à educação e energia para a compreensão da criança.

"Para nós é uma honra estar entre pesquisadores renomados ligados à USP, UFPA, UNIFESP, Unirio, UEPA, dentre outras instituições, que são referências no campo da pesquisa em educação infantil", comemora Alinne Sousa. As estudantes cursam o 7º semestre e são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UEAP e PROBICT/UEAP). Elas realizam pesquisas sobre as formas de aprendizagem na educação infantil.

Alinne Sousa analisou o envolvimento dos professores e das crianças em projetos que contribuam para a ressignificação de práticas educativas nos espaços da educação infantil. Maria Carolina Marques estudou como se dá a formação artística de crianças que estudam na creche municipal de Santana/AP. Priscila Brandão fez um paralelo entre as atividades lúdicas oferecidas na educação infantil e o processo de aprendizagem da criança, com a pesquisa "O brincar e o letramento".

Promovido bianualmente, ao longo de suas quatro edições o seminário tornou-se um dos principais eventos de educação infantil no país, fomentando o fortalecimento de grupos de pesquisa e a interação entre instituições de diversas regiões. Segundo a organização do evento, a cada edição do GRUPECI tem sido crescente a participação de pesquisadores de todo o país, que este ano contará com o apoio dos professores do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que integram os diversos grupos de pesquisa sobre o tema, estudantes do curso de graduação em Pedagogia e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Publicado em: Segunda-feira, 28 de Novembro de 2016 por Assessoria de Comunicação - ASCOM