A Universidade Estado do Amapá apoia o Outubro Rosa. Prevenir é uma das melhores formas de lutar!
Prodap assina acordo para auxiliar Ueap no processo de Gestão Integrada de Educação

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) assinou Acordo de Cooperação com o Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), documento que inaugura a relação de cooperação técnica entre a universidade e o setor de Tecnologia da Informação (TI) do Estado. Nesta quinta-feira, 01, representantes das instituições se reuniram com analistas de sistema para discutir a atuação da tecnologia na implantação da Lei da Transparência e da melhoria da gestão.

Representado por seu diretor, Lutiano Silva, o Prodap ratificou que o termo de cooperação permitirá por meio da implantação de um sistema integrado de gestão de educação superior realizar uma gestão mais eficiente, por meio da gestão de informação e geração de indicadores educacionais. "Será muito bem-vinda a ajuda de mais um corpo técnico especializado, é crucial o apoio de um pessoal com a experiência que se tem o Prodap", afirmou Perseu Aparício, reitor da Ueap.

EDUCAÇÃO INTEGRADA - Segundo os técnicos do Prodap, o principal motivador estratégico para o projeto é um plano de se criar um Sistema Integrado de Gestão de Educação do Governo do Estado do Amapá, o SIGEDUC. O sistema, que está em implantação na SEED, se integraria com o novo sistema a ser implantado na UEAP, dessa forma, seria adotado um sistema conjunto para tratar tanto da educação básica quanto da superior do Estado.

Para os analistas, essa integração permite uma gestão mais eficiente e aumenta as chances de crescimento do Amapá nos indicadores do  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tornando-se um estudo caso inovador para a Região Norte.

Lutiano Costa, do Prodap, agradeceu a confiança da universidade. "Eu me sinto muito gratificado por estar fazendo parte da história da universidade", afirmou. O diretor propôs também a criação de um curso de graduação na área de Informática na Universidade do Estado. "Sem dúvida seria muito benéfico para a sociedade a criação de um curso de informática público, porém carecemos de espaço na Ueap", ponderou o reitor Perseu Aparício, que avaliou positivamente a criação do curso caso a universidade adquira mais espaço no Campus Graziela ou até mesmo quando ampliar sua estrutura com a construção do Campus JK.

Para detalhar o valor da Governança e do Planejamento Estratégico em TI na universidade, o Departamento de Informática (DINFO) da Ueap realizou o seminário "Organizar para crescer", que também contou com a participação do analista de sistemas da Unifap, Prof. Esp. Elvis Araujo, e do analista de sistemas da Ueap, Gean Nascimento Freitas.

O seminário esclareceu questões relacionadas ao recém-criado Comitê de Tecnologia da Informação da Ueap, visando a melhoria contínua do sistema de gestão universitária.

Publicado em: Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2016 por Assessoria de Comunicação - ASCOM