A Universidade do Estado do Amapá apoia o Novembro Azul. Cuidar da saúde também é coisa de Homem!
Foto: Floriano Lima
Ueap assina acordo de cooperação técnica com Escola Família Macacoari.
Universidade está mudando a história de vida de famílias em comunidades ribeirinhas, quilombolas, em escolas famílias agrícolas, comunidades de floresta no Amapá.

Ueap assina acordo de cooperação técnica com Escola Família Macacoari.

A assinatura do acordo aconteceu na sede Administrativa da Universidade que fica em Macapá, no Estado do Amapá.

Estiveram presentes a Prof.ª Dra. Kátia Paulino dos Santos, Reitora da Universidade, Prof.ª Dra. Raimunda Kelly Silva Gomes, Pró- reitora de Extensão e Prof.ª Dra. Janaina Freitas Calado, chefe da divisão de Extensão e representantes da Associação Escola Família Agroecológica Macacoari.

O Termo de cooperação técnico e Científico de 5 anos é o intercâmbio de conhecimento e inovação científica e tecnológica, na região.

O termo é dividido em etapas de execução, com metas, ações com cronogramas de início e término, no desenvolvimento de pesquisas, aulas de campo entre as instituições e projetos de formação continuada.

  

A parceria entre a UEAP e a Escola de Macacoari vem de muito tempo, são várias atividades que acontecem na escola, beneficiando alunos e professores. Essas parcerias beneficiam toda a comunidade, estamos felizes em concretizar através do termo de cooperação técnica”, afirma Adenilson Vilhena Corrêa, presidente da associação da escola Família Agroecológica do Macacoari – AEFAM.

A escola fica localizada na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na Foz do Rio Macacoari, no município de Itaubal, região Amazônica. Chegar até lá são 3 horas de viagem em pequenas embarcações, comum na região.

A escola tem grande importância na localidade porque atende famílias de 9 localidades na região.

   

Segundo a Prof.ª Dra. Kátia Paulino, Reitora da Ueap, esse é um modelo de trabalho que a UEAP está adotando, por meio do Ensino, da Pesquisa e Extensão, para mudar a vida da população.

Hoje a Universidade vem intensificando as ações, em especial nas comunidades ribeirinhas, quilombolas, nas escolas famílias agrícolas, comunidades de floresta”, para melhorar a vida dessas pessoas por meio da educação, e consequentemente, fomentar a pesquisa na Universidade do Estado do Amapá.

 

Outra ação da Universidade que está sendo realizada por meio de cooperação técnica é na comunidade da Escola Família Agroextrativista do Carvão que fica no município de Mazagão, também no Estado do Amapá.

   

As escolas famílias agrícolas trabalham a pedagogia da alternância: estudantes passam períodos (duas semanas) na unidade de ensino, adquirindo conhecimentos gerais e técnicos voltados para a realidade agrícola, e duas semanas nas propriedades rurais onde vivem. O objetivo do projeto do governo do estado, é possibilitar a formação integral dos alunos e a promoção do meio rural e regiões ribeirinhas.

No Amapá, as escolas agrícolas são localizadas:

Na comunidade do Cedro, no Município de Tartarugalzinho;

Em Itaubal, na comunidade de São Miguel do Macacoari;

Na Perimetral Norte, em Pedra Branca do Amapari;

No Distrito do Pacuí, em Macapá;

E em Mazagão, nas comunidades de Carvão e Maracá.

O objetivo da Universidade é alcançar todas as escolas famílias agrícolas, beneficiando as comunidades existentes nessas localidades levando educação, conhecimento científico, ajudando mudar a vida dessas pessoas” diz a Prof.ª Dra Janaina Freitas Calado, chefe da divisão de Extensão.

 

  

 

Publicado em: Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br