Foto: Floriano Lima
Projeto Cinema com Ciência da UEAP.
Dia 12 de novembro na Escola Estadual Santa Inês.

Amanhã, a partir das 13:30 o Projeto "Cinema com Ciência" desenvolverá ações na Escola Estadual Santa Inês.

A equipe de acadêmicos da LCI 17.2 fará suas atividades voltadas para turmas de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

  O Projeto, visa executar atividades de extensão, envolvendo a arte cinematográfica, em especial, as animações dos estúdios de Walt Disney "linkadas" ao ensino de Ciências Naturais, por meio da execução de ações e práticas pedagógicas, em escolas da rede pública do estado do Amapá, levando à comunidade escolar, possibilidades para se trabalhar com o Cinema, aliando ludicidade, diversão e criatividade ao ensino de Ciências, com vistas ao favorecimento de uma aprendizagem significativa ao aluno e desafiadora ao professor. 

Objetivos:

  Apresentar à comunidade escolar, possibilidades para o trabalho com narrativas cinematográficas, gênero Animação (6º, 7º e 8º anos), dos estúdios de Walt Disney, e no 9º ano, filmes à escolha do público-alvo, aliadas aos conteúdos de Ciências Naturais.

  Incitar o desenvolvimento de postura crítica e cidadã nos estudantes, com vistas à colaborar para a sua alfabetização científica.

  Incentivar a participação de professores da rede pública de ensino ao desenvolvimento de novas perspectivas para o trabalho com ensino de Ciências Naturais.

  Oferecer possibilidades de tornar as aulas de Ciências mais lúdicas, intercalando o desenvolvimento de conteúdos específicos do ensino de Ciências com os filmes de animação e demais gêneros.

  Proporcionar aos estudantes um diálogo entre Cinema e Ciência, fornecendo embasamento teórico para a aprendizagem de conceitos científicos de maneira lúdica.

  Aproximar Professores da Universidade do Estado do Amapá, da comunidade científica escolar, por meio de atividades que possibilitem a interação entre os pares. 

O Projeto é executado desde o ano 2014, aprovado na XXII reunião de egrégio Colegiado de Ciências Naturais, tem sido uma iniciativa viável, ao levar o Cinema para o espaço escolar, aliado à ações que visam abordar conteúdos de cunho científico, tratando das disciplinas relacionadas às Ciências da Natureza no Ensino Fundamental.

Frutos deste trabalho já têm sido colhidos ao longo dos anos de sua existência, como a apresentação de artigos em eventos científicos, a citar, Pereira: Padilha e Costa (2015), Costa et al. (2019 a, b), a produção de TCC que resultou em publicação de livro (LEITE; COSTA: PEREIRA, 2019). Sem contar as várias atividades incentivadoras do desenvolvimento de temas relacionados à ciência, que foram executadas nesses anos, justificando a importância de sua continuidade.

 

Gerlany de Fátima dos Santos Pereira

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) – Colegiado de Ciências Naturais

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas

 

 

 

Publicado em: Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2019. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br