Consu suspende calendário e transfere turmas para Campus I

Por decisão do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), ficou determinada a suspensão das atividades acadêmicas até o próximo sábado, 11, em razão da necessidade de realocação de turmas do Campus II, que devem passar a ocupar salas de aula, laboratórios e unidades administrativas dentro do Campus I.

A readaptação da universidade se deve ao desabamento de parte do telhado da Escola Graziela Reis de Souza, prédio onde funcionam as turmas dos cursos regulares de Pedagogia, Filosofia, Música, Letras, bem como de todos os cursos do programa federal Parfor, de formação de professores do ensino básico. As atividades desses cursos foram paralisadas desde o dia do incidente, ocorrido no último dia 1º, quarta-feira.

Neste intervalo de paralisação do calendário, gestores e técnicos da Ueap estarão empenhados no planejamento físico da realocação das unidades administrativas, bem como na transposição dos materiais didáticos necessários para o funcionamento regular das classes no Campus I.

Para o reitor Perseu da Silva Aparício, a solução encontrada é apenas de caráter temporário. "Vamos readaptar as turmas do Campus II de forma provisória, mesmo já havendo um déficit de infra-estrutura física no Campus I, essa foi a solução mais democrática que encontramos", explicou. Aparício espera que as turmas readaptadas devam retornar suas atividades normalmente na Escola Graziela após a reforma estrutural que deverá ser feita no prédio.

REFORMA

Keuli Baia, secretária de Educação em exercício, afirmou que será iniciada uma reforma no local afetado da escola logo após levantamento que deve revelar os custos do serviço. “Definimos como ação principal uma análise mais técnica e criteriosa em pontos focais onde a Defesa Civil e Seinf identificam para que possamos fazer a recuperação do telhado do terceiro pavimento", revelou a diretora.

Em coletiva de imprensa, um laudo técnico resultante da vistoria da Escola Graziela Reis Souza foi apresentado apontando falhas que comprometem todo o telhado do prédio, porém, conforme salientou o tenente-coronel Medeiros, não há qualquer risco de novos acidentes na base da estrutura do prédio.

O projeto de readaptação de turmas e unidades administrativas no Campus I deve ser concluído até o próximo sábado, assim as atividades na Ueap devem ser retomadas já na próxima segunda-feira, 13.

Publicado em: Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2017 por Assessoria de Comunicação - ASCOM