Foto: Floriano Lima
Servidora da UEAP defende mestrado, e estudos podem ajudar no combate às queimadas no Amapá.
DestaquesUeap!

Servidora da UEAP defende mestrado, e estudos podem ajudar no combate às queimadas no Amapá.

A Analista do Laboratório de Sementes da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, Nadiane Munhoz, defendeu o mestrado sobre as queimadas em setembro deste ano.

O estudo foi realizado utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento a partir das imagens de satélites, no qual foi mapeado cicatrizes (marcas) de queimadas no município de Mazagão, ocorridas entre os anos de 2013 e 2017, local da área de estudo.

O trabalho feito por Nadiane é um dos pioneiros do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (PPGMDR-UNIFAP), sob orientação do Dr. Wardsson Lustrino Borges (PPGMDR/EMBRAPA-AP) e deu resultado importante para a comunidade científica e a sociedade. 

Através dele, pôde-se identificar e quantificar o número de cicatrizes de queimadas que ocorreu no município no período de 5 anos.

As queimadas acontecem mais em áreas de savanas e campos de várzeas e sua maior incidência ocorreu em 2015, com mais de 3 mil hectares de área queimada na savana. 

O estudo pode se estender para outros municípios e ajudar a entender a dinâmica das queimadas no Estado, associado ao fogo natural e/ou ações do homem, contribuindo nos estudos de mapeamento de queimadas nos estados da Amazônia, uma vez que a queima da vegetação resulta na emissão de gases para a atmosfera que contribuem para o efeito estufa.

Além disso, o estudo permite o monitoramento, planejamento, gestão e implementação de ações de prevenção e controle visando reduzir a ocorrência de queimadas e incêndios, bem como, resguardar áreas importantes para a manutenção da biodiversidade.

O trabalho de mestrado defendido por Nadiane, atualmente, está na Comissão de Normatização do Programa e estará disponível ao público em 2020, quando finaliza todo o processo de estruturação da versão final.

Nadiane Munhoz é DestaqueUeap.

 

A Universidade do Estado do Amapá está orgulhosa e parabeniza o trabalho desenvolvido por Nadiane Munhoz.


Publicado em: Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2020. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br